segunda-feira, 10 de junho de 2013

Campanha Nacional de Vacinação visa manter Poliomielite sob Controle em Parintins


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, realizada no sábado (08), se prolongará até dia 21 de junho em todo o território nacional, segundo o Ministério da Saúde. O objetivo é imunizar 12,9 milhões de crianças com idades de seis meses a menos cinco anos. Em Parintins, a vacinação ocorreu em Postos de Saúde municipais e em locais alternativos no bairro Pascoal Allágio e Curral do Boi Caprichoso.
Na Policlínica do bairro Dejard Vieira, Tia Leó, a movimentação foi intensa. Segundo o enfermeiro Evan Lima, responsável da vacinação, a partir de segunda-feira (10), o atendimento continua. “De manhã e de tarde, a partir de 7 horas da manhã, os pais que tiverem filhos de 2 meses a 5 anos podem procurar a policlínica. As crianças de 2 a 4 meses, receberão  vacina Vip, a mesma Pólio, mas injetáveis. Já as de 6 meses a 5 anos receberão a gotinha”, explica.
O enfermeiro ressalta que não há contraindicação à vacina. “A Poliomielite é infectocontagiosa. O vírus é disseminado nas fezes de crianças não imunizadas e quando vão para as fossas, o micróbio pode infectar as que não foram”, alerta.
Também é oportunidade para atualizar outras vacinas. “Os responsáveis devem trazer o Cartão da Criança para verificar os atrasos e atualizar as vacinas. A campanha enfatiza a Pólio, mas iremos fazer todas, como contra Influenza A e Gripe A. Contra o Rotavírus é muito importante a criança tomar a primeira dose a partir dos 45 dias de vida e a segunda aos 7 meses e 15 dias. Essa vacina previne contra a DDA, Doenças Diarreicas , uma vez que as águas já começaram a baixar,” esclarece Evan Lima.


Carly Anny Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário