segunda-feira, 17 de junho de 2013

Coluna: Tarântula (o retorno)



Festival I


O anúncio de que o sorteio do Festival Folclórico de Parintins será realizado em Manaus, soou como uma bomba aos ouvidos dos Parintinenses. Evidentemente, o povo da Ilha Tupinambarana teme que o Festival de Parintins seja levado de vez para a capital do Estado, tornando-se Festival Folclórico de Manaus.


Festival II


Pelo fato do Festival de Parintins ser referência em todo país, já há lideranças manauaras crescendo o olho e aos poucos tentando usurpar uma cultura legitimamente parintinense. Primeiro levam o sorteio das apresentações dos bois, após isso, não permitem que o ensaio dos bumbas no Bumbódromo seja aberto ao publico e em seguida levam embora o Festival de Parintins.


Vaia


No último sábado durante a abertura da Copa das Confederações em Brasília, a presidente da Republica Dilma Rousseff, juntamente com o Presidente da FIFA Josef Blatter levaram vaia. Tal situação estremeceu o ânimo dos petistas da Ilha, que já contavam com o ovo dentro da galinha (a reeleição).


Medo


Já aqui na Ilha tem liderança que desde já está roendo uma pupunha com medo de levar vaia durante as festividades bovinas. Quem são os mais cotados pra levar vaia nesse Festival... Com a palavra o povo parintinense.


Prefeito


O Prefeito quando queria ser eleito, montou um programa na TV para apontar defeitos da cidade. Atualmente, o homem reproduz tudo o que antes criticava, pois a maquiagem na cidade está aos poucos sendo concluída para receber os (as) visitantes. Como diz o ditado: olha já! O sujo falando do mal lavado.


Lideranças


Desde já, uma terceira via na política paritninense começa a delinear. Sendo que lideranças de credibilidade estão aderindo ao movimento e se organizando para emplacar um novo nome nas próximas eleições. Ao que tudo indica, o manifesto intitulado Acorda Parintins, despertou vários “gigantes” que antes estavam adormecidos na ilha.


Apagados (as)


Esperava-se mais do grupo montado pelo atual Prefeito, e até o momento, não há um setor da gestão que se diga que estar bem aos olhos da população. Até talentos de renome tiveram o brilho ofuscado. Tem gente que assumiu o lugar de outro pra fazer a diferença, mas acabou caindo na mesmice.


Cabeça


São muitas as especulações quanto à saída do vereador Cabeça da liderança do governo na CMP. Dentre elas, seria a de que o homem foi forçado a sair por que o candidato da família dele seria o Senador Eduardo Braga virtual candidato a Governador.


Briga


Quando o vereador Cabeça era líder do Governo na CMP, nenhum vereador (a) da situação reclamava dos discursos dele, ao contrário, cediam tempo pra ele e ainda se deleitavam com as suas tiradas. Depois do acontecido, além de ter vereador (a) de olho gordo no cargo, há também os (as) que se articulam por Manaus e outros (as) por aqui mesmo tentando usar seu prestígio. Pelo visto, estão travando uma briga de foice para conseguir tal façanha.


Veneno da Semana: vai para determinadas autoridades de Parintins que aos poucos estão permitindo que levem o Festival de Parintins para Manaus.


Por Ivone Eleutério (Jornal Gazeta Parintins – 17/06/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário