segunda-feira, 10 de junho de 2013

João Paulo Nunes é a nova promessa do atletismo parintinense


O estudante da escola Nossa Senhora das Graças da comunidade Maranhão do rio Uaicurapa, João Paulo Nunes Guimarães, 15 anos, foi o destaque na avaliação de atletismo que aconteceu na manhã de sábado (8), na Pista Circuito Escorpião, para a adesão do município ao Programa Nacional Atleta na Escola. Ele atingiu a marca inferior a 10 mim e 30 seg, na corrida de três mil metros. 
O desempenho do garoto chamou atenção do atleta e acadêmico de educação física, Delcivan Souza, treinador de atletismo da Coordenadoria municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Comjel). “Ele demonstra naturalidade de atleta, tem boa postura e coordenação para corridas. Se for treinado, pode se desenvolver ainda mais e se tornar um campeão”, adianta o treinador.
Nas provas que participou, João Paulo demonstrou capacidade física resistente, e surpreendeu os espectadores. “Ele conseguiu a marca de 10min, 29seg18ms, um excelente tempo, superior a de muitos atletas que temos em Parintins e treinam com acompanhamento profissional. Se ele tiver uma periodização boa de treinamento, vai conseguir baixar esse tempo de uma forma espetacular e se tornar um atleta revelação e pode no futuro representar o município e o Estado”, afirma Delcivam.


Segundo o coordenador da Comjel, professor Carlos Meireles, em torno de 800 atletas de 16 escolas municipais, sendo 8 da Zona Rural e 6 da Zona Urbana participaram da avaliação. As modalidades foram salto em distância, corrida de 75, 100 e 3 mil metros. “Essa foi a etapa a nível municipal, em outras datas acontecem as etapas regional, estadual e nacional”, afirma o professor.
Meireles diz ainda que, na competição a nível nacional vão estar os melhores atletas, de 12 a 14 anos em Belém (PA) e os de 15 a 17 em Natal, (RS). “Infelizmente, as escolas estaduais que já tem pessoas treinadas, ainda não se mobilizaram para a avaliação, mas até amanhã isso deve ser mudado, pois vamos conversar com os responsáveis”.



          Ataíde Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário