terça-feira, 18 de junho de 2013

Musas de Parintins trocam o bumbódromo pelo Paparazzo



Making of - Musas de Parintins posam para o Paparazzo (Foto: Márcio Nunes / Paparazzo)
As cunhãs-porangas Tatiane, do boi Garantido, e Maria, do Caprichoso, deixam a rivalidade de lado e mostram a sensualidade da amazonense. (Foto: Márcio Nunes / Paparazzo)

A tradicional rivalidade entre o boi Caprichoso e o boi Garantido do festival de Parintins pediu trégua por um dia. As musas da maior festa da cultura amazonense - que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho - posaram, juntas, para o Paparazzo. O ensaio, que vai ao ar na próxima sexta-feira, 21, foi feito na Restinga de Marambaia, no Rio de Janeiro.
De um lado, Maria Azêdo, 24 anos, exibindo seu coração azulado. Do outro, Tatiane Barros, 29, vestindo a camisa encarnada. Longe do bumbódromo e cheias de sensualidade, as morenas se uniram para mostrar o borogodó que o Norte do país tem.
''A mulher que representa o boi amazonense é chamada de cunhã-poranga, que significa moça bonita. Mas não basta beleza e corpão para assumir o posto. Tem que dançar e seduzir os jurados'', adiantou Tatiane durante o ensaio, que aconteceu sob o olhar protetor do namorado.
Assumir essa missão por baixo de figurinos minúsculos e aos olhos de mais de 30 mil espectadores, exige cuidado reforçado com o corpo. ''A primeira coisa que os homens olham é o bumbum, que fica sempre destacado e quase todo à mostra, a gente tem sempre que estar malhando'', acrescentou a musa do Garantido, que é fisioterapeuta.
Para Maria, o Festival de Parintins - que acontece desde 1965 na cidade mesmo nome, às margens do rio Amazonas - tem uma magia semelhante ao desfile das escolas de samba cariocas, mas umas das principais diferenças entre um e outro é justamente o posto de rainha: ''Na nossa festa a mulher que representa o boi tem que ter uma relação sólida com a agremiação. Geralmente são meninas que sempre sonharam em ser cunhã-poranga e se preparam para isso. No Rio de Janeiro também existe uma comemoração linda, mas, às vezes, basta ser famosa e gostosa sair à frente da escola'', alfineta a nutricionista, que é a ''moça bonita'' do boi Caprichoso há sete anos.
Além de vestir a camisa da agremiação, a cunhã-poranga precisa ter resistência física. As apresentações dos dois bois acontecem sempre no meio do ano, por três dias seguidos e duram cerca de duas horas e meia cada. "Chego a perder três, quatro quilos quando a festa acaba'', revela Maria. O esforço vale a pena. A ''moça bonita'' do boi é um ítem avaliado individualmente pelos jurados.


Talita Corrêa do EGO, no Rio 
link: http://ego.globo.com/paparazzo/noticia/2013/06/musas-de-parintins-trocam-o-bumbodromo-pelo-paparazzo.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário