quinta-feira, 6 de junho de 2013

Parada d’água alegra moradores de áreas alagadas da cidade

    Oliveira diz que as águas baixaram e muitas famílias não tiveram nenhuma ajuda

A oscilação no nível das águas que acontece desde 28 de maio, deixa as pessoas que moram nas áreas baixas de Parintins alegres. Muitos comemoram e dizem que por não receberem ajuda das autoridades, estão recebendo de Deus.
Segundo dados da Capitania dos Portos, desde o dia 28 até ontem, dia 5 de junho, a situação das águas oscilou pouco. Dia 28, o nível era de 9,01, no dia seguinte 9,04, dia 30, 31 de maio e 1º e 2 de junho a água estabilizou em  9,03 e no dia 3 alterou para 9,04. Nos dias 4 e 5 de junho baixou e permaneceu em 9,02. Em comparação a cheia de 2009, o pico da cheia foi dia 17 de junho com 9,30, e na data de ontem, 05/06/2009 a marca era de 9,10.
Messias Oliveira, presidente do bairro São José, um dos mais afetados pela enchente, revela que muitos comemoram a baixada da água. “O nível das águas do rio começou a baixar e com o início da seca muita gente comemora. Graças a Deus, essa água está voltando na hora certa por que existem muitas pessoas sofrendo e que já estavam em desespero”.
O presidente afirma que as águas estão baixando e muitas famílias do bairro não foram beneficiadas com qualquer tipo de ajuda. “Muitas famílias não sabiam mais o que fazer. Eles não tiveram ajuda dos governantes, não foram se quer contempladas com madeiras ou pontes e estavam sem saber o que fazer. Mas como Deus sempre sabe o que faz, está ajudando essas pessoas”.
Messias revela que os alagados comemoram e acreditam que o rio não vai mais encher. “Como eles não tinham para onde ir e nem receberam ajuda para ficar em abrigo, a baixada das águas é ajuda do ser supremo. Deus é por todos, Ele não contempla só os bacanas, os ricos, contempla todos que acreditam e na hora da aflição pedem ajuda”.
Para o comandante da Capitania dos Portos, Manoel Ribeiro, a pouca variação do nível dos rios ainda não pode ser afirmada como a parada das águas ou a seca dos rios. “Temos que esperar o resultado desse movimento, se por toda essa semana o nível do rio começar a descer, podemos ter certeza que o rio vai mesmo começar a baixar”.

Ataíde Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário