quinta-feira, 13 de junho de 2013

Professor Toshimi Tsuruta deixa Parintins


     Tsuruta coordenava ações dos professores voluntários, vindos do Japão, para disseminar o idioma japonês em toda região Norte
   O professor Toshimi Tsuruta que há três anos coordenava, em Parintins, as ações dos professores voluntários vindos do Japão para disseminar o idioma japonês em toda região Norte do Brasil, deixou a cidade na noite do dia 10 de junho.
Estudantes, professores e descendentes de japoneses estiveram na sede da Associação Nipónica, na estrada do Macurany, no fim da tarde do dia 9, para se despedir de Toshimi Tsuruta. Durante o discurso, ele revelou que ama a história nipobrasileira. “São mais ou menos 100 anos de relações entre Japão e Brasil, sou encantado pelas histórias lindas entre os dois países”.
O professor lembra que na relação entre as duas nações, especialmente no norte do Brasil, antes e depois da guerra, houve histórias de imigrantes que ministravam cursos de idioma japonês e em cada lugar o governo japonês ainda ajuda educação, agricultura, piscicultura, dinheiro, além de arrumar o sistema da Polícia Militar. “Aqui o clima é quente demais, mas o melhor calor que senti foi da amizade dessa gente, pessoas de bom coração, gentis, simpáticas e carinhosas. Esse sentir não é só nos alunos, também professores, membros da associação e todos que conheci nessa cidade. Vou sentir saudade de pescar, almoçar com todos, fazer atividades, dar aula com professores locais, pois amigos não tem parede, não tem fronteira e são todos iguais, quando se gostam de verdade”.
Toshimi afirma que se encantou com o festival e diz ser do Garantido e Caprichoso e espera que a história do Boi-Bumbá de Parintins possa continuar melhor no futuro. Outra coisa que o professor se encantou, em Parintins, foi o quê vivenciou na escola Aldair Kimura. “Isso é raro, uma prefeitura pagar e dar toda a assistência para ensinar os idiomas, espanhol, inglês, libras e japonês e completamente de graça. É uma coisa maravilhosa e espero que o sistema continue”.
Para o presidente da Associação Nipo-brasileira de Parintins, Mario Taketomi, falar de Toshimi Tsuruta é falar de uma pessoa especial. “Por 3 anos ele distribuiu conhecimentos do idioma e da cultura japonesa. Ele nos fez engrandecer na questão da cultura japonesa e fez a integração da cultura cabocla com a cultura japonesa”.
Toshimi coordenou e executou ações na área de educação e também participou dos 80 anos da imigração japonesa no amazonas. “Ele é uma pessoa que contribuiu para o desenvolvimento socioeconômico cultural do amazonas e especialmente de Parintins onde construiu muitos amigos. Vai deixar recordações”, finaliza Taketomi.

 Ataíde Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário