segunda-feira, 8 de julho de 2013

Deputado Tony Medeiros reafirma luta para transformar comunidades em municípios


O deputado Tony Medeiros, presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), reafirmou quarta-feira (03) o compromisso de apoiar as comunidades do interior do Amazonas que desejam se tornar município.
Tony disse que 27 comunidades estão cadastradas na Comissão de Assuntos Municipais para obter informações sobre o processo de municipalização. Segundo ele, a emancipação é a chance de muitas comunidades desenvolverem aptidões regionais, como turismo, agricultura, pecuária e mineração, entre outras.
Aprovada pela Câmara Federal no mês passado, a Lei Complementar 416 será, analisada pelo Senado Federal. Caso seja aprovada, a responsabilidade pela criação de municípios passa para os estados, gerando mais responsabilidade na análise do futuro crescimento das regiões. “O sonho de muitas pessoas foi reacendido, uma vez que as comunidades mais desenvolvidas do Amazonas podem se tornar municípios e obter maior desenvolvimento”, disse.
Na opinião do parlamentar, algumas comunidades no interior do Amazonas têm condições de se tornar municípios, pois dispõem de infraestrutura, população e meios para se desenvolver independente.
Tony citou o caso dos distritos de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré (a 332 km de Manaus) e Novo Remanso, em Itacoatiara (a 176 km de Manaus). Ambos possuem economia ativa, que não depende dos repasses feitos pelas prefeituras. Os distritos também possuem número de habitantes superior a seis mil pessoas, um dos requisitos necessários à emancipação.


Assessoria Deputado

Nenhum comentário:

Postar um comentário