quinta-feira, 11 de julho de 2013

Parintins entre os municípios a iniciar estudos para implantar novo teste rápido de HIV

           O teste rápido permite contagem da quantidade de células defensoras no organismo

 Parintins, Tabatinga, Benjamin Constant e Manaus serão os primeiros municípios do País a iniciar estudos para a implantação definitiva de um novo teste rápido em pacientes com o vírus HIV. A médica AdeleBenzaken, da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Dourado, em entrevista na Capital do Estado, informou que a capacitação dos servidores já iniciou. O teste rápido permite contagem da quantidade de células defensoras (CD4) no organismo e assim, ter um controle maior na resposta do sistema imunológico da pessoa ao vírus da Aids.
Adele explica que o exame não precisa de estrutura laboratorial complexa e o resultado sai em 20 minutos, o que facilita ao médico definir o momento adequado para o início da terapia antirretroviral como forma de controle da quantidade de HIV no sangue.
Outra resposta do exame para quem toma o coquetel ante aids é verificar se os remédios proporcionam redução da carga viral. Adele cita as dificuldades de obter os resultados de testes em populações indígenas no interior já diagnosticadas com HIV. “Há uma dificuldade para a coleta do sangue e o transporte para Manaus, o que vai ser resolvido com a testagem de CD4”, afirmou.
De acordo com a médica, foram capacitados três profissionais de saúde de cada município para iniciar as atividades. Nesta semana os estudos vão verificar se o equipamento funciona em alta temperatura. “Seremos os primeiros do Brasil a usar o aparelho”, disse, explicando que empresa fabricante, dos Estados Unidos, cedeu os aparelhos em comodato desde que seja feita a compra dos testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário