segunda-feira, 29 de julho de 2013

Parintins realiza I Conferência de Promoção da Igualdade Racial



           Seis delegados foram escolhidos para a Conferência Estadual, em agosto

 A I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Parintins foi realizada sexta-feira (26) no auditório do Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp-Uea). Com o tema: “Democracia e Desenvolvimento sem racismo: Por um Brasil Afirmativo”, o evento avaliou avanços, desafios e as perspectivas das Políticas de Promoção da Igualdade Racial no âmbito municipal, estadual e nacional.
Para a representante da Secretaria de Estado de Articulação de Políticas, (Searp), Sebastiana Silva, o evento é a oportunidade de o município desenvolver mecanismos de controle social sobre o tema. Outro aspecto citado por ela, é que a sociedade tenha maior participação no monitoramento das políticas de igualdade social, com a missão de elaborar propostas relevantes para a promoção dessa igualdade no município.

Participação

Durante a Conferência, os 116 participantes discutiram estratégias para o desenvolvimento e enfrentamento ao racismo por meio de políticas de igualdade racial no Brasil: avanços, desafios; participação política e controle social, mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial. Após a divisão dos temas e grupos de trabalhos, as propostas elaboradas por cada grupo foram discutidas e, 9 delas aprovadas para ir a debate na etapa estadual. 

Ao término da conferência foram escolhidos seis delegados da sociedade civil organizada para a Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Amazonas que acontece nos dias 28, 29 e 30 de agosto, em Manaus. Aldair Marialva (juventude), Glauter Batista (LGBT), Erielem Farias (negra/juventude), João Nogueira (negros), Marilúcia Souza (Sateré-Mawé) e Janete Santos (quilombola), foram os delegados eleitos. Além deles irão também os delegados que representarão o poder público municipal na Conferência.

Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário