terça-feira, 2 de julho de 2013

Primeiro Shopping de Artesanato do Amazonas realizado em Parintins

      Joaquim Frazão disse que esse foi o primeiro shopping de artesanato do Amazonas

 Aconteceu de 28 a 30 de junho, na Praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, o 1º Shopping de Artesanato do Amazonas. O evento aconteceu graças a parceria da Secretaria de Trabalho do Amazonas (Setrab-Am) com o Serviço Brasileiro deMicros e Pequenas Empresas (Sebrae) e reuniu 85 artesãos de Parintins.
O Secretário Executivo da Setrab-Am, Joaquim Frazão, diz que esse foi o primeiro Shopping de Artesanato do Amazonas. “Antes as exposições das peças dos artesãos eram feitas em barraquinhas individuais. Este ano a Setrab inovou e fez essa experiência. Na opinião geral dos artesãos a ideia foi maravilhosa. Armamos duas tendas em uma área aproximadamente de mil e duzentos metros quadrados onde 85 artesãos colocaram milhares de peças a disposição das pessoas que visitaram o local. Observamos beleza e criatividade em cada peça exposta. Isso é bom, pois a Setrab realiza estudos de viabilidade econômica aos artesãos e, a qualidade dos produtos aqui é muito boa”.

             Objetivo alcançado


Segundo Claudia Monteiro, da Setrab, gerente de Programa de Artesanato Amazonense, o objetivo da feira foi alcançado. “Nosso objetivo era atrair e fazer com que os visitantes tivessem um espaço onde pudessem ver peças de artes, remédios naturais, ouvir som, voz e violão, assistir danças típicas e peças de humor. Queríamos um local assim onde o público interage com os artistas, e isso aconteceu”, diz.
Para ela, quando se consegue fazer com que artesãos interajam com os visitantes, o turista se torna parte do processo. “Nossa finalidade foi mostrar o artesanato local através das danças, músicas e humor em um só ambiente por questão da visibilidade dos artistas”, afirma Claudia.

   Dança, música e humor num só ambiente

O artesão de móveis rústicos, Valmir de Souza da Silva, aposta que a feira significa esperança pra todos os artesãos. “É uma esperança para que nossos artesanatos cheguem a todo país, se os visitantes gostarem dos produtos isso vai acontecer”.




       Ataíde tenório 

Nenhum comentário:

Postar um comentário