sábado, 27 de julho de 2013

Ronda no Bairro faz criminalidade cair no Amazonas, diz o Coronel Amadeu Soares

      Coronel afirma que os índices caíram após a implantação do Ronda no Bairro ( Foto: ACRITICA.COM)

Matérias publicadas em jornais da Capital do Estado, no inicio da semana, dão conta que o índice de criminalidade no Amazonas caiu graças á implantação do programa Ronda no Bairro. Segundo os veículos de comunicação, a informação foi do secretário executivo do programa, o coronel Amadeu Soares. Ele afirmou que o índice de homicídios no Amazonas teve uma queda de 30% no primeiro semestre de 2013 em relação ao primeiro semestre de 2012.

Ao apresentar os dados o Coronel ainda discordou que o Amazonas esteja ocupando o 8º lugar no País em taxas de homicídios por grupo de 100 mil habitantes. Os números apresentados por ele são resultados do estudo do Mapa da Violência 2013 feito em todo Estado. A pesquisa foi baseada nos registros de mortes violentas ocorridas no período de 2001 a 2011.
Amadeu Soares disse que, nesse período, o índice de mortes violentas no Amazonas era elevado, mas que eles começaram a diminuir a partir do início de 2012, com o investimento que o Governo do Estado fez na Segurança Pública, com a reestruturação do sistema e a implantação do programa Ronda no Bairro. Essa nova política reduziu também outros índices de violência como os assaltos, furtos, e a violência doméstica.
O secretário executiva informou os dados que serviram de base para o Mapa da Violência 2013 são do Sistema de Informações Sobre Mortes (SIM), que não representa a realidade do Amazonas. Já os dados do Anuário de Segurança Pública  2012, apresentado no último dia 12 de junho, são baseados  nos no Sistema de Informação de Segurança Pública (Sisp).
Conforme a análise dos dados criminais do Anuário 2012 da SSP, de janeiro a maio deste ano foram registrados 282 homicídios na capital, quantitativo que é 32% menor do que no mesmo período de 2012, quando foram registrados 411 assassinatos. “A redução progressiva é atribuída ao investimento em qualificação dos profissionais da segurança, estrutura e implantação do Ronda no Bairro”, disse Soares.
O Mapa da Violência 2013 foi divulgado na quarta-feira. Nele o Amazonas foi apontado como o 8º no País em taxas de homicídios por 100 mil habitantes, apresentando um aumento de 166,9% entre 2001 e 2011.

Fonte:  ACRITICA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário