sexta-feira, 26 de julho de 2013

Skatistas improvisam pista e cobram do poder público local adequado para a prática do esporte


       Na hora de votar os políticos são amigos, mas depois de eleitos deixam a gente a mercê, diz um praticante


Por falta de local próprio, jovens e adolescentes praticam skate em locais inadequados em Parintins. O número de adeptos do esporte cresce e, segundo eles, a paixão pela modalidade ameniza as dificuldades que enfrentam. Os skatistas alegam falta de apoio do poder público e uma pista proporcionaria lazer à juventude, lembrada pelos candidatos apenas em período eleitoral, outro problema, é a falta de lojas do ramo de esportes radicais na cidade.



Robert Fernandes, Heitor Barros, Marcelo Cursino, Gabriel Rodrigues e Gustavo Serrão pertencem a um grupo de na cidade. Segundo eles, no início do ano ficaram impedidos de praticar o esporte porque o local onde utilizavam na Praça da Liberdade foi ocupado por uma barraca de churrasco e em outras áreas da Praça a falta de iluminação é outro empecilho.


             Dedicação



Para o universitário Robert, 23, o skate requer dedicação, como qualquer outro esporte e se houvesse uma pista na cidade organizariam torneios e campeonatos.  Heitor Barros, 18, relata que o skate o ajudou a ser uma pessoa melhor já que passou por vários problemas. “O skate serviu como terapia, mas precisamos de um local adequado, seremos gratos a quem nos ajudar”.

Marcelo Cursino, 13, se dedica em fazer manobras cada vez melhor e busca evoluir com o tempo. “É quase impossível passar na rua e não ver alguém praticando Skate, BMX Street, ou SlackLine na Praça dos Bois. Poderiam construir uma pista de skate na Praça da Liberdade, pois tem um espaço grande inutilizado, ou mesmo na Mini Vila Olímpica, que a obra está parada e  não vemos mais mobilização para concluir. Infelizmente para muita gente, o skate é visto como sinônimo de pessoas que não têm o que fazer, mas não sabem o quanto faz bem para a saúde”.


        Promessas


Gabriel Rodrigues, 19, pratica skate há 5 anos e ouve há tempos promessas dos políticos, mas ação para mudar a realidade da juventude segundo ele não acontece. “Estou ficando desacreditado com a nova administração, continuamos na mesma. Na hora de votar os políticos são amigos, mas depois de eleitos deixam a gente a mercê. As pessoas que quiserem apostar na gente vestimos a camisa da empresa, se for preciso botamos a mão na massa para construir a pista, organizar torneios, campeonatos, força de vontade é que não falta, só falta apoio”, finaliza.

  









     Geandro Soares

7 comentários:

  1. Isso ai, obrigado pelo apoio do jornal, por divulgar o nosso esporte em Parintins, e desse otimo grupo, que tanto precisa de um apoio por pistas, skate parks, e campeonatos. É nessas horas que nos perguntamos 'Cadê o o tal lugar de "esporte e lazer" dessa cidade???'. Muita gente pode estar deixando passar, mas de nossos olhos não passaram!

    ResponderExcluir
  2. obrigado pela matéria! precisamos de apoio, a juventude precisa de apoio, não importa como... Gostaríamos que olhassem por nós, é um direito, que por enquanto não passa de promessas.

    ResponderExcluir
  3. Comecei a andar de skate aqui em Parintins em 94, e desde então ouvíamos promessas a respeito de locais para a construção de uma pista para a prática do esporte. Criamos projetos e tudo mais, só que depois de um tempo resolvemos tirar proveito do que tinha na cidade na época, antiga praça do Cristo, Antiga praça da Liberdade com seu chafariz, bumbodromo e o posto de gasolina, construíamos algumas rampas que deixávamos em alguns pontos próximo ao prédio da SUFRAMA, ou seja deixamos de mendigar e começamos a criar nossos próprios trilhos e rampas. Andei em Manaus e garanto que não é muito diferente daqui, até porque nem todos tem como chegar a pista da Ponta Negra e alguma outra que tenha na cidade. Moçada que está começando agora, o esporte é radical a modalidade praticada é street, tendo o carrinho montado é ir para a session e um F....-se aos gestores afinal o que não falta aqui é buraco na rua para mandar Ollies e kickFlips.
    Como dizia D2 "skate na veia, só quem tem sabe como é que é a sensação e o poder de dar um ollie-air"
    Valeu moçada do Gazeta Parintins por abrir e dar espaço para os assuntos tratados como irrelevantes pelo poder público como esse outros.
    E só para constar a Street League, campeonato de skate profissional, pagou esse em um campeonato o montante de US$ 2 milhões e tem como campeão e bem mais pago Nyjah Huston 18 anos, e entre eles tem brasileiros já que o Brasil figura entre as potencias do esporte, nem preciso alongar mais do que já está meu desabafo.
    Adriano Aranha

    http://esportes.terra.com.br/com-premios-de-r-4-mi-street-league-vira-monstronos-xgames,0b9e0eea4402e310VgnCLD2000009acceb0aRCRD.html

    ResponderExcluir
  4. Se depender desses politicos fdp nunca vamos ter uma pista.

    ResponderExcluir