sexta-feira, 19 de julho de 2013

` Tradicional matança do Boi Garantido 2013



 
O Boi Garantido quarta-feira (17), a tradicional matança do Bumbá criado pelo fundador Lindolfo Monteverde, como forma de agradecer os envolvidos nas atividades da agremiação. Torcedores encarnados também aproveitam para comemorar o 29º título do Festival Folclórico da agremiação deste ano, ano do centenário do Boi.
Organizado pela família Monteverde, velha guarda e com apoio da diretoria, o evento começou às 20h no curral da Baixa com a encenação do auto da matança do Boi. Acompanhado pela torcida, Batucada e perseguido pelos vaqueiros, o Garantido fugiu pelas ruas Vicente Reis, São Benedito, Nações Unidas, Rui Araújo até o curral onde foi capturado pelos vaqueiros e morto pelo Pai Francisco. Em meio a versos e toadas tradicionais o Boi foi ressuscitado para alegria do torcedor encarnado.
O coordenador da comissão de artes, Fred Góes, afirma que Lindolfo estabeleceu uma série de ritos que se processam até hoje, e a comunidade reconhece esses valores. “O Garantido realiza tudo isso com total segurança e mantém a tradição. É o propulsor do próprio movimento narrativo da brincadeira de rua e de terreiro que se tornou o maior espetáculo folclórico do Norte do Brasil”, declara Fred.

Nenhum comentário:

Postar um comentário