terça-feira, 27 de agosto de 2013

Armas e drogas dentro de escolas da cidade preocupam autoridades




Armas e drogas dentro da sala de aula preocupam o Conselho Tutelar de Parintins e a Delegacia de Combate ao Crime Contra Mulher Menor e Idoso (DCCCMMI). O último caso registrado aconteceu na Escola Estadual Brandão de Amorim na tarde da última quinta-feira (22), onde a Polícia Militar apreendeu quatro adolescentes, três de 17 e um de 15 anos de idade.

A Polícia Militar foi a escola e em seguida apresentou os menores por volta de 17h25 na delegacia. “A gestora ligou para o Linha Direta da PM, fomos ao local e comprovamos a veracidade dos fatos. Apreendemos duas facas, uma chave de fenda, oito cabeça de maconha e uma pulseira tipo soco inglês”, relata o PM J. Domingos. 
          Quatro alunos do Brandão foram apreendidos por carregar na mochila armas e drogas


Na delegacia, nenhum dos quatro se responsabilizou pela droga apreendidae foram liberados no dia seguinte. Pais e responsáveis dos adolescentes ficaram surpresos com a apreensão dos filhos e acreditaram na versão dos menores. Um dos menores disse que levava a faca para a escola desde quando passou a sofrer ameaças na saída por um homem que mora no bairro Santa Clara.

“Não é concebível uma atitude dessas. O caso foi apresentado ao Ministério Público, e o promotor mandou liberá-los, mas eles vão responder pelo crime. É complicado a Polícia inibir a entrada desses objetos nas escolas, os gestores, professores têm que arrumar mecanismos para coibir que aluno entre na escola armado ou com droga”, declara a titular da DCCCMMI, delegada Ana Denise Machado.



Acusação



Segundo a agente da lei os quatro ficaram jogando a responsabilidade da droga uns para os outros. “Um jogou pro outro. O que estava com a droga na bolsa, alegou ter encontrado no banheiro e que não iria consumir ou traficar. O pior é que em situações como esta a maioria dos pais fica do lado do filho, quando poderia repreender”.

De acordo com o conselheiro Tutelar, Francisco Silva, há preocupação da entidade e de autoridades de segurança do país com esse problema dentro das escolas. “Além da evasão, as escolas estão com problemas com essas atitudes de adolescentes que não sabemos na verdade o que acontece com eles. O Conselho Tutelar orienta, mas a direção das escolas não permite aos funcionários que revistem a mochila do aluno na entrada. Pedimos aos educandários que possa verificar essa situação dos adolescentes que muitas vezes levam arma, bebida e droga na mochila para dentro da escola”.

     Geandro Soares
     Fotos: Elton Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário