segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Coleta de lixo não atende todas as áreas do bairro União


     Além do mau cheiro, moradores tem dificuldade de se locomoverem nas ruas do bairro

Moradores das ruas 9, 10, 13, 15 entre outras do bairro União reclamam da falta da coleta de lixo. Segundo eles, há mais de seis meses com as chuvas torrenciais a situação agravou. Para um morador chamado ficticiamente de José (34), que está no local desde o começo da ocupação, o bairro está esquecido.   “Coleta de lixo não passa na nossa área, chega até o começo da rua de asfalto (Rua Larga). Carregamos o lixo mais de 300 metros até o local onde o caminhão leva, 7 ou 8 horas da manhã. Na campanha, o atual prefeito prometeu que ia urbanizar o bairro, mas até agora não deram nenhuma resposta, estamos esquecidos”, protesta.
A situação da comerciante Rosa (nome fictício), moradora da rua 13 há 4 anos piorou com a falta de local para depositar o lixo, outro problema é que animais espalham os detritos. “O caminhão para na esquina da Rua Larga, porque não dá para entrar nas ruas sem asfalto, pessoas deixam o lixo no canto desde a noite, não têm consciência, de manhã cedo, cavalos, cachorros e urubus espalham tudo”.

                 Riscos

     

Além do mau cheiro, os habitantes estão expostos a doenças, e tem dificuldades para se locomoverem nas ruas tomadas por lixo, capins, lamas e enfrentam enxurradas e alagações. Rosa (28) teme pelas crianças e idosos. “A situação na Rua 13 é triste, as crianças ficam expostas a doenças porque brincam nas poças de lama. Os idosos não podem se locomover direito, pois o espaço é estreito”, lembra. José, por sua vez, afirma o prejuízo causado pelas enxurradas. “Quando chove a situação da rua 9 piora. O lixo desce na enxurrada, só temos um metro de passagem, porque a rua é tomada por lixo e mato. Quando o pessoal faz a limpeza, só tiram o lixo que está na frente das casas, o mato vai ficando na rua. A gente pediu para darem uma raspada, disseram que só era para tirar o lixo, aí o mato fica”, reclama. A reportagem procurou a secretária de obras, mas ela estava em reunião e não pôde atender.

Texto: Carly Anny Barros
Fotos: Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário