quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Comando da PM prepara implantação do “Ronda no Bairro” em Parintins




        Comando da PM  preparar policiais para atuarem no projeto Ronda do Bairro

Com a capacitação para os policiais que vão atuar no “Ronda do Bairro” em Parintins, na manhã de segunda-feira (19), o Comando da Polícia Militar do Amazonas começa a preparar a implantação do Programa no município. Em entrevista ao Gazeta Parintins, o s, secretário executivo do Programa no Estado, falou da logística que deve chegar à cidade para dar suporte a segurança do município.
A data de implantação do projeto na Ilha não está definida, mas o Tenente garante que até o fim deste ano haverá ações conjuntas das polícias Civil e Militar em Parintins. Na próxima semana, devem chegar ao município alguns equipamentos e outros na primeira quinzena de setembro. “A equipe que está concluindo a setorização da cidade me adiantou que são nove setores, pelo menos 11 viaturas, 18 motos e 2 lanchas venham atender o “Ronda no Bairro”, enfatiza.

              Setores

      Tenente Coronel Amadeu Soares e Major Valadares

Amadeu revela que para cada setor será disponibilizado uma viatura e duas motos, além de uma viatura para a supervisão e outra para o comando do Programa. Já as duas lanchas, uma fica sob a guarda da PM e outra da Polícia Civil, com a preparação da tropa, os carros e motos devem chegar até a primeira quinzena de setembro. “Na semana que vem o 11° Batalhão começa a receber equipamentos para os policiais militares e civis, pois não dá para fazer segurança só com policiais, é preciso equipamento, comunicação e mobilidade. À medida que formos concluindo as capacitações e atingirmos 90% do efetivo em Parintins, podemos desenvolver ações planejadas para combater o crime na cidade, e queremos fazer isso antes do final do ano”, garante o Coronel.

Licitação

O Comandante do Ronda do Bairro no Amazonas revela que as licitações para a obra do DIP a ser construída no terreno da delegacia no Itaúna II já iniciaram e que isso não vai atrasar a implantação do Programa em Parintins. “Além da licitação, existe a aquisição do sistema de comunicação, uma antena direta com satélite que será instalada para que as polícias Militar e Civil possam estar sempre em comunicação com as viaturas e as lanchas quando estiverem em alguma comunidade fora da sede do município”.
A assessora de comunicação do Programa, Bárbara Costa, informa que 47 policiais militares e policiais civis vão participar da primeira etapa do curso em 12 dias. O Comandante do 11º Batalhão, Major Valadares Pereira de Souza Júnior, comemora e diz que o policiamento ostensivo e preventivo é missão principal da Polícia Militar, mas com o “Ronda no Bairro” a Civil também será beneficiada e haverá melhores condições para que as duas forças possam atender melhor a população. “As pessoas vão ter de forma constante a presença de policiais em viatura. Com a filosofia de polícia comunitária, os PMs vão interagir nas casas, comércios, para obter informação. Na visita, as pessoas preenchem um questionários e dizem como está aquela área. Em cima das afirmações trabalharemos operações para obtermos melhorias na segurança, afirma Valadares.

Interior

O Comandante do 11º BPMP revela que com o Ronda no Bairro em Parintins, as comunidades rurais terão mais segurança pública. “As polícias vão poder chegar às comunidades mais distantes para reunir, pesquisar e chegar a quem cometer desvio de conduta e crimes. Assim vão agir para repreender os ilícitos e garantir segurança aos interioranos que a partir dessa logística vão ser atendidos pelo Estado”.
O delegado de Polícia Civil, Luciano Tavares, coordenador do Programa no Amazonas, considera importante a capacitação dos servidores. “Não adianta o governo melhorar as condições dos espaços físicos, delegacias e Cicons, com carros novos e armamentos, se os agentes não estiverem preparados para atender melhor a população. É com esse objetivo que estamos capacitando os servidores que vão atuar no Ronda no Bairro.


       Ataíde Tenório
(ataidetenorio1@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário