terça-feira, 27 de agosto de 2013

Comunidade indígena Nova Alegria recebe ação social





       Um dos momentos mais marcantes da ação foi o casamento coletivo (foto: Elton Almeida)

Em parceria com o Poder Judiciário, Junta de Serviço Militar, Funai, Conselho Tutelar, Dsei, Sesai, Pac, INSS, Marinha, Sindicato Rural e TRE, a prefeitura municipal de Parintins realizou a 1ª ação cidadã na área indígena SateréMawé, comunidade Nova Alegria, nos dias 23 e 24 de agosto.

Mais de 800 serviços como expedição de documentos e atendimento médico beneficiaram indígenas que ressaltaram a importância da ação, devido a dificuldade de deslocamento até a sede do município, cerca de 5 horas de viagem de barco. Um dos momentos mais marcantes da ação foi o casamento coletivo na manhã de sábado (24). Sete casais selaram a união civil. No fim da manhã de sábado aconteceu o ritual da tucandeira.

O casal Leonardo Miquilies e Clarice da Paz agradeceu a prefeitura e os órgãos parceiros da ação. “A gente só tem a agradecer a todos que nos propiciaram esse momento marcante para a comunidade, não apenas pelo casamento, mas pelo atendimento médico às famílias indígenas, que muitas não têm condições de ir e voltar de Parintins. Havia pessoas idosas na comunidade que nunca tinham tirado uma carteira de identidade”.

Para o juiz Aldrin Henrique, presidir o casamento civil coletivo no local foi uma satisfação, considerando a imensidão do Estado do Amazonas. “Esse casamento na comunidade Nova Alegria assume uma grandeza maior, porque a gente consegue enxergar melhor a cultura deles. Acredito que com esse intercâmbio de informações, quem ganha é a sociedade. Não vai ser a única ação que vamos fazer, pretendemos fazer outra no decorrer do ano, é importante para o bem estar, do direito a felicidade e da dignidade do ser humano, seja negro, branco ou índio”.

Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário