quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Estudantes parintinenses participam da 65ª Reunião Anual da SBPC


Estudantes parintinenses estivaram na 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que aconteceu em Recife (PE), de 21 a 26 de julho, com apresentação de trabalhos de iniciação científica. Nesta edição, foram desenvolvidas mais de 260 atividades, entre mesas-redondas, conferências, sessões especiais e minicursos. O evento teve 23.234 inscritos, o maior público dos últimos anos.
Um dos projetos de pesquisa apresentado pelo Instituto Federal do Amazonas (Ifam-Parintins) foi o “Perfil dos produtores de gado da 30ª Expopin”, financiado pelo Governo do Estado por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O projeto também teve a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além desse trabalho, o Ifam apresentou cinco projetos nas áreas de informática e meio ambiente. O grupo foi composto pelos alunos Alline Prestes, Daniel Amorim, Ítalo Fernando de Melo e João Paulo Tavares e pelas professoras Ilmara Monteverde e Vera Lúcia Marinho.

Trabalhos

Os acadêmicos de física do Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp-UEA), Gisele Mota e Mateus Sarmento, também apresentaram projetos. “Caça-palavras das Constelações e do Sistema Solar” desenvolvido com alunos da rede municipal de ensino para incentivar conceitos sobre Astronomia de forma dinâmica e criativa foi apresentado por Gisele. Mateus Sarmento apresentou “Conhecendo o Universo” desenvolvido com alunos da Escola Estadual Brandão de Amorim.
A estudante Hanne Caldas do sexto período de Jornalismo apresentou “Análise da Mídia em Parintins–Agendamento e enquadramento do tema saúde e direitos reprodutivos no Jornal Novo Horizonte”. A pesquisa foi financiada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário