quinta-feira, 22 de agosto de 2013

IBGE realiza pesquisa Nacional de Saúde em Parintins


         Dados são registrados em um computador de mão 

Com objetivo de produzir para o país, dados sobre saúde e estilos de vida, no que se refere ao acesso e uso de serviço de saúde, o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde, realizam a Pesquisa Nacional de Sáude, para detectar o porquê do alto índice de hipertensão e diabete atualmente no Brasil. A pesquisa em campo iniciou terça-feira (20) e prossegue até outubro de 2013.
No município de Parintins, 117 domicílios selecionados serão visitados (78 da zona urbana e 39 na zona rural) pelos pesquisadores (Ataiana Marinho, Silvia Oliveira e Eli Marcos) credenciados e devidamente treinados pelo IBGE que vão medir a altura dos entrevistados, peso, circunferência do abdômen e pressão arterial. O entrevistado também responderá um questionário sobre saúde, registrado pelo pesquisador em computador de mão.

Pedido

A chefa da agência do Instituto em Parintins, Fátima Silva, pede a população que receba bem o pesquisador, porque através dele e da resposta do entrevistado, a sociedade e os governantes verão onde está o problema da saúde. “A participação é fundamental. O domicílio que foi selecionado vai representar muitos outros que vivem em situação socioeconômica similar. Os pesquisadores vão às residências com balança, medidor de pressão e fita métrica para os procedimentos. Dentre esses domicílios, será selecionado um morador com 18 anos ou mais para responder os questionamentos, o que vai possibilitar construir uma base de informações ampla e atualizada sobre a realidade nacional”.

Informações

A presidente do IBGE, Wasmália Biva, em nota, pede à população que forneça corretamente as informações solicitadas pelo pesquisador. “Tudo é confidencial. As informações só podem ser utilizadas para fins estatísticos, sem qualquer identificação pessoal, garantido pela Lei nº 5.534, de 14/11/1968, que impede a utilização das informações prestadas, ao IBGE para efeitos fiscais ou ação legal. Receba o seu pesquisador e colabore para que o IBGE possa mostrar o Brasil como realmente é”.

Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário