segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Família é intoxicada e jovem morre após quatro dias no hospital



A jovem Karina Fonseca da Silva, 17 anos, estudante do 3º ano do ensino médio do Colégio Batista de Parintins faleceu hoje (26) por volta de 13h, vítima de intoxicação. Segundo familiares, quatro dias após ela, a irmã e avo terem consumido tucumãs que estariam contaminados (por Carbureto), supostamente utilizado para acelerar o amadurecimento da fruta. 

A jovem teria comprado os tucumãs por volta de 13h da última quinta (22), na rua Paraíba, Itaúna I, na Feira Zezito Assayag. Após consumir o produto juntamente com a irmã de 16 anos e avó dela, as três passaram mal e foram conduzidas para os hospitais da cidade para receber atendimento médico.

A avó e a irmã foram conduzidas para o Hospital Jofre Cohen, receberam atendimento e foram liberadas e se recuperam em casa, enquanto Karina foi para o Hospital Padre Colombo (HPC).

“A minha prima Karina foi atendida no HPC, recebeu alta no mesmo dia e foi liberada. Mas em casa passou mal de novo, foi quando a levaram ao Hospital Jofre Cohen, mas depois de algumas horas retornou ao Padre Colombo, onde a equipe médica fez de tudo para tentar salvá-la. No HJC nossa família acredita que não deram a medicação correta para ela, por isso piorou, não resistiu e hoje infelizmente veio a falecer. Em nossa concepção deixaram a desejar no atendimento”, diz a prima da vítima, Shayna Souza, emocionada.

Shayna ressalta ainda que Karina havia consumido seis tucumãs. “Ela gostava muito dessa fruta e sempre comprava para merendar. Talvez por ter consumido mais que a irmã e a avó ela não resistiu, era como se fosse uma irmã pra mim”.


               Corpo da jovem no necrotério do HPC (Foto: Elton Almeida)


Dezenas de estudantes Colégio Batista de Parintins, colegas e amigos da vítima, se dirigiram ao necrotério do HPC, onde deparam com a jovem sem vida. Todos estavam consternados com a morte da estudante que iria se formar este ano.
“Estamos muito tristes, era uma pessoa muito legal, tranquila, amiga, que não tinha problema com ninguém”, diz uma colega do CBP. 

Segundo informações de enfermeiros e funcionários do HPC, o quadro de Karina piorou na manhã de hoje (26), mas foi ressuscitada pelo médico Romualdo Correa. Os profissionais de saúde disseram que o estado da jovem era delicado. Ela estava em coma induzida.

Karina Fonseca da Silva morava na rua Massaranduba, bairro Dejard Vieira, o enterro da jovem acontece na manhã desta terça-feira (27) no Cemitério São José. O caso vai ser investigado pela Polícia e vigilância sanitária do município.


Vigilância Sanitária recolheu os tucumãs das feiras e mercados da cidade

Após a morte da jovem, e o resultado que seria por intoxicação, houve uma verdadeira mobilização por parte da Secretaria de Saúde do Município, através da Vigilância Sanitária, os agentes saíram em feiras e bancas onde a fruta é comercializada e recolheram os tucumãs que encontraram.

Um dos agentes que estava na operação revelou que os produtos coletados na banca da Feira Zezito Assayag, onde supostamente a jovem havia comprado a fruta, algumas mostras, serão enviadas a Capital do Estado, para um laboratório especializado em analises clínicas para que haja a comprovação ou não da contaminação do produto.

Ele adiantou ainda que as fiscalizações e coletas das frutas vão continuar para evitar possíveis casos. 
Mais informações no Jornal Gazeta Parintins (impresso) de quinta-feira (29).

Equipe Gazeta Parintins


Veja também: Jovem morre e família acusa negligência médica

Nenhum comentário:

Postar um comentário