quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Mãe salva filho recém-nascido de ser asfixiado por fumaça no Jofre Cohen

   Problema aconteceu no biliberço onde um bebê prematuro de 3 dias se encontrava

 Um problema em um biliberço (aparelho que mantém a temperatura da criança aquecida) apresentou problema quando um bebê prematuro de três dias de nascido estava utilizando. O fato aconteceu segunda-feira, (29) às 15h50 no Hospital Regional Jofre Cohen quando o biliberço começou a fumaçar e a mãe desesperada tirou às pressas a criança de dentro do aparelho.
“O aparelho apresentou problema um dia antes, fizeram ajustes e no dia seguinte coloram meu filho dentro como se fosse uma cobaia. A enfermeira ligou a máquina e saiu, com uns três minutos aconteceu à explosão, sorte que eu estava próxima e tirei meu filho às pressas. Fiquei mais indignada porque tiraram o aparelho do local e não fizeram nenhum atendimento imediato no meu filho para ver se ele corria algum risco porque inalou fumaça”, declara Angélica Lima, 24, natural de Barreirinha. A avo da criança confirma a versão da filha. Outra barreirinhense que também estava no local, revelou que profissionais de saúde do HJC não tratam bem as pacientes de cidades circunvizinhas. “Eles devem ser profissionais e tratar todo mundo com igualdade, todos merecem respeito”.

Explicações

O diretor do Hospital Jofre Cohen, Oswaldo Ferreira, informou que na noite de domingo (28) uma funcionária ligou o biliberço em uma tomada de 220 Watts, quando deveria ligar em uma de 120. “Foi trocado o fusível, onde se achava que era o problema, mas ao ser instalado para funcionar à tarde, deu um problema no reator e fumaçou, assusta qualquer pessoa, mas não chegou a explodir só fumaçou, porém a criança passa bem”, informa. 
Ferreira reitera que toda a pessoa independente do lugar de origem deve ser bem tratada pelos profissionais de saúde e ressalta que no Jofre Cohen, nenhuma denúncia deixa de ser apurada. “É nossa obrigação verificar. Nenhuma denúncia nesses seis anos que estou na direção do Jofre deixou de ser apurada, damos amplo direito de defesa para a pessoa. Já houve casos de erro médico que foi comunicado para ao secretário estadual de saúde. Nós temos por missão servir bem a população, e estamos buscando melhorar cada vez mais”, finaliza Oswaldo.


        Imagem de um biliberço (Internet)

Ataíde Tenório / Geandro Soares

Veja mais: Demora no atendimento a pacientes no Hospital Jofre Cohen


Nenhum comentário:

Postar um comentário