quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Major e Tenente da PM-Parintins desmentem vereador Ernesto (PTN) e o Cabo reformado Paulo Linhares




Segundo matéria publicada na manhã de hoje (1º de Agosto), no blog ‘Parintins Amazonas’, do jornalista Hudson Lima, o Major Valadares Pereira de Souza Júnior e o Tenente Pantoja, em entrevista a uma Rádio local, confirmaram a transferência de PMs da cidade, que havia sido publicada na coluna ‘VAPT-VUPT’ do jornal Gazeta Parintins.

Com isso os Oficiais da Polícia Militar desmentiram o vereador Ernesto de Jesus Cardoso (o Vereador Cabo Enresto PTN) e o Cabo Paulo Linhares que afirmaram em entrevista a várias rádios que a nota seria mentirosa e ainda pediram investigação e punição para a fonte que informou o caso de transferência dos PMs ao jornal.
A nota denominada ‘Menos PMs’, foi publicada na Edição nº 170, no dia 29 de Junho, e dizia: “Por falar em PM, rola dos bastidores que dos 62 que atuam em Parintins, 20 vão embora, e já saiu o nome dos 10 que serão enviados para Manaus e dos 10 que vão para Maués. Isso quer dizer que a segurança na cidade que já é ruim, vai piorar”.



Matéria do Blog na íntegra:



Na sessão da última segunda-feira 29 de julho, o Vereador Cabo Enresto (PTN), sem citar o nome, desqualificou e taxou de mentirosa uma informação dada na coluna “Vap-Vupt” do Jornal Impresso Gazeta Parintins, que 20 militares deixariam Parintins.

O Vereador Cabo Ernesto esbravejou e foi além, pediu ao comando da Polícia Militar na Ilha, que investigasse o delator e sugeriu a transferência do mesmo. Creditou a informação como um “jogo” político para prejudicar o deputado Cabo Maciel (PR).

Dia 31 de julho, o vereador Cabo Ernesto, acompanhado do cabo reformado Paulo Linhares, que é presidente da Associação de Cabos e Soldados de Parintins, e atua como chefe da Guarda Municipal da prefeitura,  percorreram as emissoras de rádio e detonaram a informação do jornal imprenso. A dupla, que assessora o Cabo Maciel na Ilha, também afirmou que apenas havia um remanejamento de tropa.

Pois bem, em entrevista ao Sistema Alvorada de Comunicação o Major Valadares Junior e o Tenente Pantoja desmentiram o Cabo Ernesto e o Cabo reformado Linhares. Valadares e Pantoja não apenas confirmaram a transferência de 20 policiais militares de Parintins, como falaram sobre os critérios das transferências e ainda lamentaram a perda desse reforço.

A transferência vem ocorrendo pela decisão judicial da justiça da cidade de Maués, através do Juiz Jean Carlos, que determinou um reforço de 20 homens, desde rebelião ocorrida naquela cidade, no final do ano passado, quando detentos incendiaram os alojamentos do presídio. A justiça de Maués estipulou multa diária ao estado no valor próximo a R$ 50 mil reais e quase 500 reais ao Comandante pela desobediência.

Os critérios para a transferência de 20 militares de Parintins a Maués, segundo Valadares Junior vai se dá através de indisciplinas interna. Ou seja, não importa se o policial é atuante para a comunidade, mas se for “indisciplinado” no Quartel vai pegar o beco. O Comandante Valadares também calculou ser preciso mais 105 novos policiais para que o Quartel de Parintins possa garantir aos cidadãos de Barreirinha, Nhamundá, Boa Vista do Ramos e Parintins, mais segurança.

O tenente Pantoja lamentou que a cidade de Maués, seja no papel um Batalhão, deveria está com contingente certo. O tenente lembra que o Comando de Parintins terá de diminuir as guarnições em vários pontos da cidade e também reduzir militares nas Agrovilas de Mocambo e Caburi. Imagine a zorra!

Apresentado as versões, ao invés do vereador Cabo Ernesto Cardoso e o Cabo reformado, presidente da Associação de Cabos e Soldados, Paulo Linhares, tentarem esconder o sol com a peneira, receosos de perderem votos na eleição para o clube militar, e desqualificar a nota do jornal Gazeta Parintins, deveriam trabalhar para unir o Legislativo de Parintins, buscar forças com o Cabo Maciel, deputado Tony Medeiros (PSL), deputado Marcelo Ramos (PSB) da Assembleia Estadual, para contornar a desastrosa situação.

Do episódio o certo é que quem menos deve levar a “culpa” e o militar taxado de delator na tribuna da Câmara, porque apenas vazou a imprensa um problema interno, mas prejudicial a todos da sociedade. E o jogo político militar, na qual hoje há duas chapas e nenhum com tendência de situação aos ‘Cabos’, não pode reprimir quem procura uma voz, através das páginas dos jornais. 

Ressalta-se que informações colhida dão conta que o posicionamento do vereador Cabo Ernesto e Cabo reformado Paulo Linhares foi em decorrência de uma solução para o caso, que não veio. O que veio a público foi o problema. Agora pedir diretamente retaliação de A ou B apenas por procurar um meio de se expressar, ainda que em off, é exagero. Ainda mais de quem deveria proteger a democracia e o direito de discordar.

O vereador Ernesto que conseguiu mobilizar vários segmentos sociais ao denunciar que o Quartel de Parintins está prestes a desabar sob os militares, no mês de maio, deve unir a tropa e não fatia-lá e estremecer ainda mais a relação dos “praças”, perante os “cumpadres” do “Clube do Bolinha”.


Fonte: blog ‘ParintinsAmazonas’. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário