segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Manifesto nas ruas pede eleição no Caprichoso

             Mais de cinco mil pessoas saíram as ruas pedindo eleição para escolher a nova diretoria do Boi
  
Mais de 5 mil pessoas, entre sócios, torcedores e simpatizantes do Boi Caprichoso saíram as ruas sábado (10) em um manifesto pedindo eleição para escolher a nova diretoria da agremiação. A passeata saiu às 18h15 da Praça dos Bois, e percorreu as ruas Paraíba, Gomes de Castro, Avenida Amazonas, Álvaro Maia e encerrou na Cordovil, Centro.  Faixas, cartazes, com dizeres “Queremos eleição”, “Fora Ditadura” “Queremos Democracia no Caprichoso”, foram expostos na passeata.
 Para o artista Rossy Amoedo, o manifesto é o sentimento de democracia. “É a força da nação azul em expressar a democracia, esse direito não pode ser usurpado por um simples golpe, de estratégia prejudicial a associação folclórica, prejudicou o Caprichoso no ano do centenário e fez com que o Boi tivesse de certa forma desunido”.


Segundo Rossy, a atitude da presidente do Bumbá em não convocar eleição é antidemocrática e ditatorial.  “Os apaixonados pelo Caprichoso mostraram neste manifesto que são contra esse ato ditatorial da atual diretoria, e exigem eleição na associação folclórica. Acreditamos na Justiça e haverá eleição no Caprichoso. Vamos colocar o nosso nome a disposição, como terá outras pessoas, assim como a atual situação, mas vamos disputar voto a voto”, declara Amoedo.
O ex-presidente do Boi, o empresário Joilto Azedo, disse que no Caprichoso sempre houve eleição e esse é o desejo da nação azul e branca. “Fizemos uma manifestação pacífica, exigindo que a diretoria cumpra o estatuto do Boi. Temos mais de 1400 sócios, e entre estes, tem os que gostariam de se candidatar. Esta manifestação é para evitar que haja uma ditadura no Caprichoso e prejudique o Festival”, declara.
O sócio César Franco esteve no movimento e não concorda com a prorrogação de mandato da atual diretoria. “O Caprichoso é um Boi democrático, participativo, e temos que realizar eleição no nosso Boi. Essa mobilização comprova a insatisfação da maioria dos sócios com a atual administração. Estamos fazendo esta mobilização para que a justiça, o Ministério Público tomem uma ação e juntamente com os sócios possamos realizar eleição este ano no Caprichoso”, relata.

Prorrogação

A prorrogação do mandato de Marcia Baranda e Socorrinha Carvalho na presidência do Bumbá aconteceu em assembleia no dia 04 de dezembro de 2012, onde a maioria dos sócios presentes aprovou a proposta. Porém, um grupo de aproximadamente 400 sócios foi a Justiça, pedir a anulação alegando que foi um golpe. A decisão judicial, publicada no sistema projudi, anulou no dia 28 de maio deste ano a prorrogação do mandato. Os organizadores do manifesto alegam que a atual presidente não convocou a eleição desse ano do bumbá, prevista para setembro, o que os deixou indignados, pois de acordo com o estatuto do bumbá o mandato do (a) presidente é de três anos, sem direito a reeleição.

Fotos do manifesto






















Por Geandro Soares
Fotos: Ataíde Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário