segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Mototaxistas podem ser beneficiados com direitos da Previdência Social



         Há dez anos categoria luta para ter direito aos benefícios previdenciários em casos de acidentes

Um encontro intermediado por Maria Izabel Pessoa, assistente social do Hospital Padre Colombo (HPC), a assistente social Eradilva Tapajós do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e diretores dos mototaxistas na manhã de sexta-feira (9), na agência do órgão em Parintins, pode vir a beneficiar a categoria com direitos à Previdência Social.
Segundo o mototaxista Francisco Nazaré, um dos diretores da categoria, há quase 10 anos lutam para contribuir com a Previdência Social para em caso de acidente ter direitos aos benefícios. “Muitos já sofreram acidentes e não tiveram direito aos benefícios. Houve colegas que morreram e os familiares ficaram desamparados, agora podemos mudar essa realidade”, garante.

Trabalho

Eradilva Tapajós revela que desde abril deste ano em substituição a uma colega, atende em Parintins com serviços de socialização e informações sobre os direitos previdenciários. “Buscamos os diretores da categoria para informá-los da importância da previdência na vida do trabalhador. Contribuir com a Previdência é fácil, o trabalhador escolhe a alíquota que varia na base de 5% do salario mínimo, 33 reais, a 11%, 20%, 133%. Com isso nos casos de acidentes, o trabalhador está assegurado pela previdência para qualquer beneficio, licença ou cirurgias”, garante a Assistente Social.
Isabel Pessoa revela que a ideia surgiu a partir do número de mototaxistas vítimas de acidentes que chegam HPC e quando procuram o benefício não tem direito por não contribuírem com a previdência. “Ao citar o caso à Eradilva ela ficou e interessada, agora é encontrar um local para reunir a categoria para expor os critérios e eles aceitarem e tudo fica resolvido”.

    Ataíde Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário