sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Parintinense Onildo Filho quer bater o próprio recorde em mais um desafio

      Onildo  nadou em torno de 200 km em 14 horas direto entre as cidades Altamira e Senador José Porfírio (PA)
  
O atleta parintinense Onildo de Araújo Ferreira Filho, 52 (o homem peixe), mais uma vez, vai tentar quebrar o próprio recorde. Ele já pedalou mais de cem quilômetros em 3h30, na estrada de Altamira (PA), e nadou em torno de 200km em um pouco mais de 14 horas direto, entre as cidades Altamira e Senador José Porfírio, pelo rio Xingu, (PA).
Agora entre pedaladas e a nado, Onildo pretende percorrer mais de 340 quilômetros de Silves até Parintins em 34 horas sem parar. Ele quer sair de Silves, no dia 12 de outubro, às 5h da manhã, de Mountain Bike, passar por Itapiranga, São Sebastião do Uatamã até Urucará.
Segundo o atleta, o primeiro percurso tem mais de 110 quilômetros. “Pretendo chegar em Urucará no final da tarde, no dia da festa de Nossa Senhora Aparecida. Vou dar uma volta de bicicleta pelas ruas na cidade em homenagem a Santa, uma espécie de comemoração com os devotos que estiverem no festejo”, enfatiza.
O “Homem Peixe” revela que a cidade de Urucará fica às margens do Paraná de Urucará, onde vai cair n’água às 18h e sair nadando até ao rio Amazonas por onde pretende chegar a Parintins em torno de 15h do dia 13. Ele calcula que o percurso dos rios entre Urucará e Parintins seja de aproximadamente 230 quilômetros, o qual pretende fazer em aproximadamente 21 horas.
O aventureiro busca patrocínio para bancar os custos da logística que vai lhe dar suporte durante o desafio que ele calcula ter mais de mais de 340 quilômetros que serão percorridos em estradas de chão, trilhas entre matas igapós, rios, paranás e igarapés entre a cidade de Silves e Parintins no Baixo Amazonas.

Percurso

“Estou preparado e vou conseguir quebrar meu próprio recorde que é de 14 horas e 15 minutos n’água quando nadei das 3h30 às 17h45, entre as cidades de Altamira e Senador José Porfírio, no rio Xingu, (PA) no dia 20 de fevereiro de 2008. Vou sair de Silves por volta de cinco horas da manhã pedalando em estrada de chão, é preciso atravessar trilhas e rios e devo chegar a Urucará por volta de 18h. Nesse horário pretendo cair n’água e nadar até Parintins que calculo chegar por volta de 15 horas, algo em torno de 21 horas”, afirma.

                      Feito

     O esportista Onildo Filho já fez uma prova intercalada de 12 em 12h de Manaus a Parintins

O esportista já fez uma prova intercalada de 12 em 12h de Manaus a Parintins. “Em 20 de junho de 2005 fiz uma prova entre Manaus e Parintins. Fiz de Manaus à Itacoatiara de bicicleta e de Itacoatiara a Parintins nadando às vezes 10h por dia. No total já fiz 16 provas e já nadei mais de duas mil milhas. A prova que vou fazer agora vai ser difícil, mas estou preparado e acredito em Deus que vou alcançar o objetivo e só vou sair d’água em Parintins”.
Segundo ele, o percurso entre Parintins e Urucará de barco com motor 114 dura em média 7h. “Um bom atleta deve fazer em aproximadamente 21h. Sei que é difícil, mas vou nadar para conseguir isso. Espero que meus amigos, empresários eadministradores dos municípios onde o desafio vai acontecer me ajudem com patrocínio para realizar a prova”.
Ao falar da carreira no atletismo, Onildo se emociona e com os olhos marejados revela a felicidade em poder praticar esporte. Ele se considera um exemplo para muitos que o chamam de lenda do atletismo parintinense. “Muitos que começaram comigo em 1972, ou depois, já deixaram o esporte. Mas enquanto tiver vida e força, vou continuar praticando e superando meus recordes”.

                   Motivo

   Nas pedaladas o atleta pretende sair de Silves, passar por Itapiranga, São Sebastiãodo Uatumã até Urucará

O atleta revela o porquê ainda não abandonou o esporte e conta a promessa que o mantém realizando provas difíceis. “Em 1984 fui para o garimpo e adoeci muito de pneumonia, como não ficava bom, pedir a Deus que me desse saúde, e jurei, se ficasse bom, continuaria no esporte até o dia que o Senhor dos Céus quisesse. Sei que Deus me curou e tenho que cumprir a minha promessa. Por isso realizo essas provas de corrida pedestre, ciclística e natação. Com essas provas amadureci e a estrutura do meu organismo ficou muito forte, me tornei um atleta diferenciado e até o final deste ano quero fazer essa prova”, finaliza Onildo.
O ex-atleta e coordenador municipal de juventude esporte e lazer de Parintins, professor Carlos Meireles, (50), relata. “Onildo é um ícone do esporte, foi o melhor ciclista da cidade. É um atleta abnegado e mesmo na dificuldade como todo atleta do interior enfrenta, sempre vai em frente. O trabalho que faz é bom para ele mesmo, pra Parintins e para todo o interior do Amazonas”.

                       Resultado

         Para Carlos Meireles, o trabalho de Onildo Filho dignifica o esporte 

Para Meireles, o trabalho de Onildo dignifica o esporte já que possui uma característica própria. “Ele tem uma consciência de esporte difícil nas pessoas, a consciência do fazer, sem que o resultado seja em prol de si mesmo, mas sim da comunidade, pois em um evento grandioso como o que ele pretende vencer, quem vai ganhar com isso são todas as localidades. De repente pode despertar nos jovens desses locais a vontade de competir e vencer desafios, como ele faz”, frisa.
O professor revela, todos que conhecem Onildo Filho sabem do potencial dele como atleta e das virtudes como ser humano. “Amigos, parentes e os atletas que competiram com o Onildo sabem que ele é um ótimo triatleta, é digno, honrado, honesto e procura executar suas tarefas de forma concreta. Para os atletas parintinenses ele representa exemplo de coragem e determinação, pois todos os desafios que enfrentou foram superados com eficácia. Ele sempre mostrou que a superação de obstáculo é imprescindível num atleta, e a prova disso é que parte para mais esse desafio, e quem o conhece, sabe que ele vai vencer”, enfatiza.

  Reportagem: Ataíde Tenório
(ataidetenorio1@hotmail.com)

Um comentário: