segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Primeira seletiva para ingresso no Bombeiro Mirim em Parintins

        Mais de duzentas crianças de ambos os sexos foram escritas para participar do projeto

Aconteceu ontem (10), nas dependências do Bumbódromo, a primeira fase da seleção de crianças de 7 a 12, e de 14 a 17 anos que vão participar do Projeto Bombeiro Mirim de Parintins. Os meninos e meninas escritos passaram por uma avaliação escrita. Na segunda fase as crianças passam por testes físicos que devem ser realizados de segunda a sexta-feira da próxima semana.
O Comandante da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiro de Parintins, Tenente Ricardo, informa que o projeto dispõe de 100 vagas, e mais de 200 crianças de ambos os sexos foram escritas na tentativa de participar do Bombeiro Mirim. O Tenente garante que haverá cadastro de reserva e se houver desistência a vaga será completada a partir da lista de espera.
Segundo o Tenente, quando o projeto funcionava no quartel, meninas não participavam, porém, com a nova estrutura no Bumbódromo e o acompanhamento de associações, Juizado de Menor, Ministério Público da Comarca de Parintins será possível. “Com pedagogos, psicólogos e professores, vamos poder trabalhar com meninos e meninas. É uma coordenação em conjunto, o Corpo de Bombeiro não está mais sozinho, tudo vai ser melhor”, afirma o Comandante.

Estrutura

Ricardo garante que a estrutura para atender as crianças está sendo montada em parcerias com os órgãos que vão acompanhar o projeto. Além disso, já conseguiram alimentação, livros e alguns professores para ministrarem aulas de reforços. “O programa deve iniciar até o final de agosto e os Bombeiros Mirins devem contar, além de várias matérias curriculares, com professores voluntários de inglês, japonês e aulas de percussão, isso nos deixa satisfeito”.
Para ele, o programa vai retirar muitas crianças da vulnerabilidade social. “Ao invés de ficarem nas ruas, vão poder conhecer e se enquadrar nos princípios do militarismo, isso faz com que a criança não enverede nos caminhos tortuosos da vida, é um grande passo do Programa dos Bombeiros Mirins”, finaliza o militar.

Ataíde Tenório


Nenhum comentário:

Postar um comentário