terça-feira, 10 de setembro de 2013

Casos de HIV aumentam em Parintins



   Em 2013 aumentou significativamente o número de pessoas portadoras do vírus HIV

 Os casos de pessoas portadoras do vírus HIV aumentaram significativamente em Parintins, neste ano de 2013. Até este mês de agosto já foram detectados 21 casos no município, de acordo com Silvia Ferreira, gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). “Hoje temos registrado 21 casos de HIV no município de Parintins, sendo que são 13 do sexo masculino e 8 do sexo feminino; o último caso do mês de agosto ocorreu com uma jovem de 15 anos”, afirma.
De acordo com Silvia Ferreira, são mais de três casos detectados a cada mês. Esta marca já ultrapassou a média de 2012, no qual foram revelados 16 casos de contaminação pelo vírus HIV.   “Se continuar, a média de 3 casos mensais, a gente chega com 30 casos ao final de 2013. Esta é uma grande preocupação, já que em relação a 2012, vão duplicar o número de pessoas infectadas com o vírus”, lamenta.

           Irresponsabilidade

   Silvia Ferreira afirma que são maisde 3 casos detectados a cada mês

Segundo Socorro Cilene Dias Granado, enfermeira e gerente do Programa DST, Aids, Tuberculose e Hanseníase, há a preocupação maior com as grávidas soropositivo que não aceitam fazer o tratamento para proteger os bebês. “Dos 8 casos feminino, três mulheres infectadas estão gravidas. Uma, infelizmente, não aceitou o diagnóstico nem o tratamento. Viajou para Manaus e nós não conseguimos encontrá-la,  portanto nem ela e nem o bebe estão recebendo nenhum tipo de medicação que diminua a chance do bebê ser infectado. ”, lamenta.
Socorro Granado afirma que a medicação dada à mãe soropositiva diminui as chances de contágio ao bebê, pois já se tomou medidas preventivas. “Oacompanhamento da mãe é durante a gestação toda, pois se ela toma medicação, a partir do parto, o bebê já começa tomar medicação também e as chances dele ser infectado são mínimas, porque a gente já tomou as medidas preventivas desde antes do nascimento. A partir do momento que a gente toma conhecimento que é uma grávida a nossa preocupação já é dobrada”, afirma.

Alerta

A informação e prevenção é a melhor saída para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV), posto que ainda não foi descoberta a cura. Por isso, a enfermeira Socorro destaca o trabalho feito pela campanha de prevenção. “Fazemos palestras, distribuição gratuitas de preservativos e em todas as ações de distribuição de preservativos, nós fazemos também a oferta dos testes rápidos do HIV, visando descobrir novos casos e tratá-los imediatamente”.
 “Por descaso ou desinformação, Parintins continua com esse grande número de pessoas se infectando e outras, que possivelmente, vão ser infectadas. Quando perguntamos às pessoas se usam preservativos, muitos dizem que não porque só tem relações sexuais com o seu marido e por isso não tem necessidade de usar, afinal possuem apenas um parceiro. Contudo, há um grande engano, pois homem ou mulher de qualquer idade, todos nós corremos os mesmos riscos todos os dias”, expõe Socorro Cilene Dias Granado, enfermeira e gerente do Programa DST, Aids, Tuberculose e Hanseníase.
O vírus da imunodeficiência humana (VIH), o HIV, é da família dos retrovírus e o responsável pela (AIDS). Esta designação contém pelo menos duas subcategorias de vírus, o HIV-1 e o HIV-2. O contágio é feito pelo sangue, esperma e secreção vaginal. Os meios de contaminação é pelo sexo vaginal, oral, anal e transfusão de sangue. O HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico causando eventualmente a síndrome da imunodeficiência adquirida em casos não tratados.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário