terça-feira, 3 de setembro de 2013

Mini Caprichoso campeão do XIII Festival dos Bois em Miniatura


  Diretoria e brincantes comemoraram o título no bairro Itaúna I (foto: Elton Almeida)

Com seis décimos de diferença (698,1 x 697,5) o Mini Caprichoso é o campeão do XIII Festival dos Bois em Miniatura, realizado nos dias 30 e 31 de agosto na Praça dos Bois. A apuração aconteceu no início da tarde de domingo (31) no auditório do Centro de Atendimento ao Turista (Cat).
A nação azul e branca saiu em passeata com o troféu e percorreu ruas da cidade até a Sila Marçal, bairro Itaúna I, onde começou o Mini Caprichoso. A rua estava em festa com a conquista que não acontecia desde 2011. Emocionado, o fundador e artista do Mini Caprichoso, Euler Alfaia, agradeceu a equipe pelo trabalho. “A expetativa era ser campeão, foi um mês de trabalho. A rapaziada se empenhou para falar na arena da nossa Amazônia apesar do pouco patrocínio”, declara.

              Espetáculo

   Mini Bumbá abordou a “Amazônia Floresta Viva” (foto: Ataíde Tenório)

Com o tema “Amazônia Floresta Viva”, o Mini Caprichoso ressaltou a preservação da floresta Amazônica e dos povos indígenas. O Mini Garantido mostrou na arena “Parintins Terra de Fé e Cultura”.
O Mini Azul homenageou fundadores e artistas mirins responsáveis por dar movimento e vida a brincadeira. “Meninos que começaram a desenvolver a arte no Boi em Miniatura, hoje trabalham como artista no Boi grande. O Miniatura é uma escola onde se começa a fazer os movimentos e alegorias. Então prefeito, governador, invistam na cultura porque o Boi em Miniatura também é a saída das drogas, do alcoolismo”, declara o artista Adriano Morais.

 Mini Garantido mostrou a “Parintins Terra de Fé e Cultura” (foto: Ataíde Tenório)

A presidente do Mini Garantido Soraya Martins, ressalta que o Mini Bumbá mostrou garra e evolução nas duas noites. “Mostramos com sucesso o talento da garotada do Dejard Vieira, que trás na veia, arte, fé e cultura. As crianças que brincam aprendem essa herança cultural que vai ser perpetuada”.
O Mini Garantido também prestou homenagem a Johnnatas Trindade de Araújo, artista da agremiação que faleceu vítima de acidente de trânsito no dia 26 de julho deste ano em Juruti (PA).

Estreia e despedida

O amo do Mini Garantido Igor Vinícius Farias, estreou esse ano na agremiação, para ele, tudo tem um começo. “É das pequenas coisas que se transforma em grandes e com estudos, trabalho essa simples brincadeira se torna uma profissão. Quando me convidaram aceitei o desafio, graças a Deus foi muito legal, consegui tirar de letra e vou continuar”.

 Alciro Neto se despediu do posto de apresentador do Mini Caprichoso 

O parintinense Alciro Neto, 17, estudante de Direito em Manaus, se despediu na última noite (sábado) do posto de apresentador do Mini Caprichoso. “Com muita tristeza, mas chegou a hora de dar vez para outros meninos e me dedicar a faculdade em Manaus. Amo apresentar essa cultura que faz parte da nossa vida, posso dizer que realizei um sonho de garoto, mas ainda tenho sonhos maiores”.
Alciro relata que vários amigos vieram com ele de Manaus prestigiar o Boi em Miniatura e ficaram impressionados. “Perguntavam como a gente consegue fazer uma arte tão rica, viva, peculiar. Precisamos dar valor a nossa arte, porque Parintins precisa fazer crescer sua cultura. Os artistas de todos os âmbitos precisam ser valorizados, o Brasil precisar conhecer o nosso folclore que não acontece só no mês de junho”.

   Por Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário