terça-feira, 10 de setembro de 2013

Parada cívica de 7 de Setembro foi comemorada com desfile cívico



    Além da Fanfarra, o Ceti trouxe linha de frente, corpo coreógrafo, baliza e o pelotão

  A Parada Cívica do dia 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil, foi comemorada, em Parintins, com desfile de civis e militares pela avenida Paraíba. Durante o hasteamento das Bandeiras do Brasil, Amazonas e de Parintins, feito por Prefeito Alexandre da Carbrás, Capitão Carlos Alberto, (delegado do Serviço Militar do Exército Brasileiro em Parintins), e Capitão Manoel Ribeiro, (comandante da Capitania dos Portos de Parintins), respectivamente, o Hino Nacional foi entoado pelo aluno da Sociedade Pestalozzi, Kened Ribeiro.
Estiveram presentes no desfile o Batalhão da PM, Pelotão Mirim da cidade e Vila Amazônia, Guarda Municipal e Civil, alunos da Sociedade Pestalozzi e Escola de Audiocomunicação Paulo Mana; alunos das escolas municipais e estaduais do município, do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) da cidade e os alunos da Escola de Arte Irmão Miguel de Pascalli, assim como os Bombeiros Civís e Militares, os Marinheiros da Agência da Capitania de Parintins e os reservistas do Exército Brasileiro.
O desfile foi feito ao som da Fanfarra Águia do Norte, do Centro Educacional Integral (Ceti), que além da banda de música, trouxe linha de frente, corpo coreográfico, baliza e o pelotão que homenageou a Marinha do Brasil.


Patriotismo


A Escola Municipal Irmã Cristine, trouxe resultados de projetos de reciclagem. Clodoaldo Ferreira de Oliveira, professor da escola há 8 anos, é um dos responsáveis pelo projeto de arte com a reciclagem, e explica: “A visão de patriotismo também tem a ver com educação, pois se a pessoa aprender a não poluir o meio ambiente, está sendo patriota e demonstrando o amor ao País. Nosso projeto objetiva educar e descobrir novos artista na nossa escola, e isso também é civismo”.
Para o educador Clodoaldo Oliveira, não basta apenas desfilar dia 7 de Setembro marchando. “O desfile foi um resgate e isso é válido, mas se ele for trabalhado isoladamente no sentido militarista, temos uma ideia vaga de civismo. Acredito que teria um valor maior se fosse organizado com uma proposta que valorize a cultura parintinense que tem outros olhares prontos para serem trabalhados e desenvolvidos”.
Neiva Maria dos Santos Nunes, 11 anos, aluna da Escola Estadual também tem sonhos para a parada de 2014. “Para mim, marchar foi um gesto bom, ver todos os meus colega da escola desfilando para homenagear o Brasil foi bonito. Mas para 2014, espero realizar o maior dos meus sonhos, que é ser guarda de honra da Bandeira e, infelizmente, este ano não consegui porque a professora disse que sou pequena. Mas ano que vem, se Deus quiser, eu vou ser Guarda de Honra da Escola Aderson de Menezes”.


    Alex Edvaldo, aluno da Escola Lila Maia, lembra que ser patriota é nunca desistir

O estudante, Alex Edvaldo, 8 anos, aluno da Escola Municipal Lila Maia, lembra que ser patriota é nunca desistir. “Todos tem que ter oportunidade de estudar e aprender todas as coisas. Isso e ser brasileiro, nunca desistir mas lutar até o fim pra continuar e vencer”.
Helen Augusta mãe de Alex, também fala de Patriotismo. “Foi muito importante e emocionante ver meu filho desfilando na avenida pela primeira vez. Esta é uma oportunidade de incluir os alunos deficientes, pois muitas pessoas ainda tem preconceito. Este ato serve de incentivo para outras crianças que não tem esse privilégio. Para mim, o verdadeiro patriotismo é ver meu filho tendo as mesmas oportunidades que outras crianças”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário