terça-feira, 3 de setembro de 2013

Programa Amazonas em Foco ajuda mulheres violentadas


    Professora Sandra Helena da Silva, é uma das coordenadora do Programa

 O Programa Amazonas em Foco do colegiado de Serviço Social do Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia (Icsez-Ufam) tece redes de serviços para o enfrentamento à violência contra a mulher no Baixo Amazonas. Desenvolve um trabalho social e de intervenção junto a Delegacia Especializada de Parintins.
De acordo com uma das coordenadoras, professora doutoranda Sandra Helena da Silva, o índice de denúncias na delegacia aumentou. “Falta muita coisa em Parintins para o enfrentamento a violência contra a mulher, como defensoria pública, Ministério Público atuante, juizado especial. Muitas mulheres não conseguem dar continuidade aos casos devido a lentidão da justiça. Atuamos em parceria com órgãos e entidades para atender mulheres vítimas de violência de forma que possamos minimizar os incidentes”, declara.

Ações

A professora ressalta que a violência contra a mulher seja ela física, psicológica ou sexual é um problema sério em Parintins em pleno século XXI. “Temos índices de violência elevados contra o ser feminino. Há dois anos em parceria com a delegacia realizamos atividades de intervenção com as mulheres vítimas de violência, orientando e informando sobre o direito das mulheres”, relata.
Segundo a coordenadora, o programa não realiza apenas ações de prevenção, mas debate sobre a situação da violência contra a mulher, políticas de existência, e Lei Maria da Penha. “Não é só a mulher vítima de violência que pode fazer a denúncia, mas, qualquer pessoa que observa, verifica a violência contra o ser feminino”. O programa conta hoje com 11 estagiários e tem colaboração de uma assistente social, uma psicóloga e uma advogada.

Por Geandro Soares
Foto: Elton Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário