quinta-feira, 10 de outubro de 2013

5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena em Parintins

         Evento aconteceu dias 6, 7 e 8 de outubro no auditório do Hotel Amazon River 

Aconteceu nos dias 6, 7 e 8 de outubro no auditório do Hotel Amazon River, a 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena em Parintins, com o tema “Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e Sus: Direito, Acesso, Diversidade e Atenção Diferenciada”. O evento teve presença de centenas de lideranças indígenas, a maioria das etnias Sateré-Mawé e Hiskariana.
De acordo com a coordenadora do Dsei Parintins, Paula Cristina Rodrigues Pinto, a conferência proporcionou um espaço amplo e democrático de discussão e articulação em torno de propostas e estratégias de organização, avaliação das políticas de saúde e preposição de diretrizes.  Os delegados eleitos vão participar da etapa nacional defendendo as propostas aprovadas em Parintins de 28 a 30 de novembro em Brasília (DF).

Desconforto

Um grupo de indígenas não aprovou a presença da Polícia Militar (PM) no evento.  Um deles foi Anselmo Sateré, 39, e Nandya Maria Pereira Sateré. “Eu fiquei assustada, constrangida. Como indígena, nunca vi a PM entrar em uma conferência, ninguém tá brigando, viemos pra querer o melhor para a nossa saúde, nada mais” relata Nandya. “A gente está constrangido, uma forma de intimidar, a coordenadora diz que é um encontro ocasional, mas eu particularmente, não gosto de encontro ocasional com a polícia sem merecer, os indígenas vieram apenas expor as necessidades de suas aldeias”, declara Anselmo.
Paula Cristina esclarece que “o Dsei Parintins enviou convites para todas as instituições, inclusive para o Batalhão, para participarem do evento e não com intuito de intimidar ou prender alguém. Apreensões detenções nesse caso de conferência indígena, realizada por uma entidade federal, só a Polícia Federal pode fazer. A PM foi apenas convidada para participar”.


Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário