terça-feira, 29 de outubro de 2013

Casa do poeta Thiago de Mello pode ser demolida em Barreirinha (AM)


   Fachada do memorial: deteriorado e sem manutenção, mas com traçados originais preservados (Divulgação - Claudio Leal)
Por STEFFANIE SCHMIDT
Uma das duas únicas obras do arquiteto Lúcio Costa na região Amazônica, que serviu de morada para o poeta Thiago de Mello em Barreirinha (a 331 quilometros de Manaus), está sendo ameaçada de demolição pela Prefeitura local, por conta das obras de revitalização da orla da cidade. O projeto, feito em convênio com o Governo do Estado, está orçado em pouco mais de R$ 1,3 milhão.
Os jardins do memorial Thiago de Mello e a calçada já foram retirados, para a construção do muro de arrimo. Moradores do local foram proibidos de realizarem quaisquer alterações nas casas, conforme apurou a reportagem.
    Poeta Thiago de Mello (Foto:ArquivoA critica)

“Estou assombrado com tamanha falta de conhecimento, de cultura”, disse o poeta Thiago de Mello à reportagem sobre a situação do local projetado pelo mesmo arquiteto do plano piloto de Brasília e um dos fundadores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O local fica de frente para o paraná do Ramos, um dos braços do Rio Amazonas.
A casa foi adquirida pelo Governo do Estado e repassada à Prefeitura para servir de espaço cultural. No entanto, sem manutenção e nem mesmo energia elétrica - ainda no começo do ano - a obra que já foi divulgada incansavelmente pelo mundo por conta dos traços únicos deixados por Lúcio Costa no mundo, vem se deteriorando, sendo alvo, inclusive, de pichações e invasões, segundo fontes da reportagem no Município.
Informado sobre a situação, o secretário estadual de Cultura, Robério Braga, disse que o Estado deverá intervir a fim de garantir a preservação da obra do arquiteto francês radicado no Brasil. “Caso alguma alteração seja feita, vamos conduzir o processo de reestabelecimento”.
Morador da orla, o também escritor e poeta Elpídio Nunes, disse que pelo traçado do projeto onde será a pista, muitos moradores deverão perder parte das casas, incluindo o memorial Thiago de Mello. “Moro próximo ao memorial. Ele deverá ser comprometido, assim como muitas casas humildes aqui. Não fomos informados de nada. Não somos contrários à obra, mas à forma truculenta com que está sendo conduzida. Moradores estão sendo ameaçados pela construtora e ninguém ainda falou em indenização”. Segundo ele, a placa informativa só foi colocada anteontem e pela data, a obra já está atrasada há um mês. “Vamos promover um abaixo assinado e pedir para que o Ministério Público possa investigar”, disse.
Sem resposta
A reportagem entrou em contato com o prefeito Mecias Pereira Batista (PSD), mais conhecido como Mecias Sateré, por meio de dois telefones, mas não obteve sucesso. O secretário municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, Aderaldo Tavares, não atendeu às ligações.
Fonte: Portal A Critica (http://acritica.uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário