quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Casos de rebeldia de alunos nas escolas preocupam Conselho Tutelar


 
      Segundo o conselheiro Marcos Azevedo, todos os dias atendem inúmeras ocorrências


“Hoje estamos praticamente pilhados de adolescentes indisciplinados nas escolas, por isso nos preocupamos com o futuro da cidade daqui a vinte anos. Se a gente não preparar esses adolescentes agora, ficaremos a mercê de pessoas de fora para comandar nossa cidade. O Conselho está lutando, indo nas casas, procurando pai e mãe, dizendo que esses adolescentes são o futuro de Parintins”.
Essa foi a declaração do conselheiro tutelar, Marcos Azevedo, após ser acionado por uma gestora para resolver mais um problema de indisciplina de estudante. Segundo o profissional, todo dia atendem inúmeras ocorrências nas escolas e problemas familiares são as principais causas de rebeldia de alunos. A reportagem acompanhou a visita do conselheiro, terça-feira às 16h45, a casa do adolescente de 15 anos, no bairro Francesa. O rapaz que falou palavrões para a gestora, mora com o pai que é separado da mãe, afirmou que sofre com problemas familiares, mas prometeu tentar melhorar na escola.
“Por ser de família humilde, a gestora sempre ajuda ele, comprando calça, sapato, pra não faltar na escola. Parintins tem alunos destaques na educação que já ganharam vários prêmios, e é muito triste ver um adolescente fazendo isso com quem está fazendo o bem pra ele. Juntos, Conselho, gestora, professores e família, vamos conseguir resgatar esse adolescente para o bem e que seja um rapaz futuramente qualificado para nossa cidade”, confia o conselheiro.

Desestruturação familiar

Azevedo afirma que o Conselho vai entrar em contato com o Grupo de Gestão Integrada (GGI) local para levar o assunto e encontra uma solução. “A desestruturação familiar é um dos principais problemas que levam a rebeldia desses adolescentes, pois quando um casal se separa, geralmente a criança é penalizada. A base da educação é a família. A escola existe pra educar o cidadão a ser alguém na vida.  Parintins vai ser melhor futuramente com mais disciplina e educação para todas as nossas crianças e adolescentes”, ressalta Azevedo.
De acordo com ele, a escolas têm profissionais que fazem visita nas famílias desses adolescentes e quando não resolvem o conselho é acionado. “As escolas são obrigadas a acionar o Conselho Tutelar quando está acontecendo evasão, falta não justificada, indisciplina, pra ver o que pode fazer e vamos levar ao conhecimento do Ministério Público o que está acontecendo dentro dos educandários”.

Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário