quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Alunos do internato rural e de enfermagem da UEA realizam ação de saúde

                   Estudantes da escola Luz do Saber no Itaúna II foram contemplados com ação de saúde

 Aconteceu na manhã de ontem na Escola Luz do Saber, uma ação de saúde voltada aos alunos daquele educandário e moradores dos bairros Paulo Corrêa, Itaúna I, II e Dejard Vieira. Na ação, estudantes e moradores dos bairros foram atendidos por alunos do Internado Rural, dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia da Escola Superior de Ciência à Saúde da UEA da Capital e alunos de graduação em enfermagem do Centro de Ensino Superiores de Parintins (Cesp).

Segundo a professora Fernanda Farias de Castro, coordenadora do curso de enfermagem UEA-Parintins, o evento faz parte da Ação Comunitária UEA Cidadã, um programa da Universidade Estadual do Amazonas, direcionado a moradores das comunidades. Os atendimentos e palestras foram feitos por três alunos de Medicina, dois de Enfermagem e dois de Odontologia da Escola Superior de Ciência da Saúde e 38 alunos do Curso de Graduação em Enfermagem do Cesp.

Serviços

Fernanda Castro revela que os atendimentos foram em educação à saúde e higiene pessoal de adultos, educação em saúde bucal com aplicação de flúor para crianças, atividades educativas, atendimento a hipertensos e diabéticos, campanha de imunização HPV e teste de Sífilis, Glicemia e aferimento de pressão. “A escola e os moradores dos bairros da proximidade abraçaram a causa e a ação foi um sucesso, pois centenas de pessoas foram beneficiadas”, comemora a coordenadora.

A senhora Marilza Teixeira Pereira, 56, moradora do Paulo Corrêa, agradeceu aos alunos e coordenadores da UEA pela ação que segundo ela, facilitou que muitos moradores dos bairros daquela área da cidade tivessem atendimento médico. “Essa ação oportuniza as pessoas carentes a conseguirem se consultar. Para os postos de saúde da cidade temos que sair de madrugada em busca desse serviço e muitas vezes, não conseguimos atendimento. Tomara que isso ocorra mais vezes”, torce a moradora.


Segundo o acadêmico Luan Pessoa, do curso de Enfermagem do Cesp, houve 50 atendimentos médicos, 44 aferimento de pressão arterial, 44 medição de índice de massa corporal (IMC), 12 vacinadas contra HPV, 87 participaram das palestras sobre Diabetes e Hipertensão e pelo menos 380 alunos do 1º ao 5º da escola participaram de palestras e foram atendidos nas ações de saúde bucal e aplicação de flúor.

Ataíde Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário