quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Ambientalistas do Macurany comemoram coleta de ovos de Tartaruga

        Uma ninhada com 103 ovos de tartaruga simboliza uma vitória para os ambientalistas voluntários

Agentes ambientais voluntários que atuam no Projeto Pé de Pincha da comunidade Macurany, conseguiram coletar na manhã de terça-feira (05) uma ninhada de ovos de Tartaruga. Segundo eles, o feito é inédito durante os mais de 12 anos do desenvolvimento do projeto na comunidade e foi comemorado como a vitória de uma batalha, na guerra contra predadores, pela preservação da fauna e flora naquela região. Um ambientalista agradece ao vereador Ernesto de Jesus que ajuda no desenvolvimento do projeto este ano.

Para Odirley Souza da Silva, a coleta da ninhada com 103 ovos de Tartaruga na área da comunidade, é um prêmio e simboliza uma vitória da luta que ao longo dos anos veem travando contra os predadores. “O feito prova que nossa luta não tem sido em vão e serve de combustível para não desistirmos dessa luta árdua pela preservação. O resultado é do esforço de todos os companheiros que dias e noites, até sofrendo ameaças de morte vão pra luta. É a vitória dessa guerra que estamos pela preservação do meio ambiente”.

Alegria

Odirley afirma que o momento é de festa, pois durante mais de doze anos do Pé de Pincha na região da comunidade nunca haviam coletado ovos de tartaruga. “Apesar de toda dificuldade que enfrentamos durante os anos de luta, isso vai servir de combustível para levantar os ânimos dos colegas que muitos já estavam querendo desistir e agora ganham um sinal dos céus para luta permaneçam no combate. Além de tudo, a retirada desses ovos significa o conhecimento da maioria dos agentes ambientais da comunidade que nunca tinha visto ovos de Tartaruga”.

Monitoramento

Desde o dia 11 de outubro os agentes estavam monitorando Tartarugas que estavam subindo para tentar desovar naquele local, assim, impediram que fossem capturadas pelos predadores e que os mesmos saqueassem a ninhada de ovos. “Quero aproveitar e agradecer ao vereador Cabo Ernesto que foi o único parceiro que este ano apostou em nosso trabalho. Essa ajuda proporcionou que pudéssemos monitorar o local e retirar as ninhadas de ovos de tracajás e agora de Tartaruga. Tenho certeza absoluta que ao saber desse feito, assim como todos da comunidade, ele também vai comemorar. Isso mostra que o nosso trabalho tem credibilidade e se mais pessoas apostarem e contribuírem com a gente, tanto o empenho de quem ajudar e o nosso que é de fiscalizar e fazer as coletas, vão surtir efeito e vai aumentar a população de Tartarugas assim como já conseguimos aumentar o número de tracajás na região, é prova que nosso trabalho está sendo eficiente".

Ataíde Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário