quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Atletas do Caburi conquistam medalhas de ouro nos Jogos Escolares




“Viemos competir nesta edição dos Jogos Escolares de Parintins (JEP’s) por conta própria. Nossos atletas tiveram que pagar passagem, e estamos hospedados na casa de uma professora que está nos apoiando. Nessa semana já gastamos mais de R$ 3 mil em uniforme, passagens, alimentação, dentre outras despesas necessárias. Só do meu bolso já tirei R$ 1,2 mil”.

Essa declaração é de um dos membros da comissão técnica da Escola Estadual Caburi, que pediu para não ter o nome revelado. Segundo ele, mesmo sem apoio da Prefeitura de Parintins, vieram na “cara e na coragem” para realizar os sonhos dos atletas em subir no lugar mais alto do pódio. Ele ressalta que as escolas do Caburi contribuíram assim como os pais dos estudantes-atletas, apesar da maioria não ter uma boa condição financeira.

Segundo o cidadão, em edições anteriores do JEP’s, o poder municipal ajudava com as passagens e alimentação dos atletas o que não aconteceu este ano. “Esse ano não tivemos ajuda do município. A resposta que eles deram é que a prefeitura não tem dinheiro”.

A reportagem foi a residência onde os atletas caburienses estão hospedados e confirmou que vieram sem apoio municipal. “Caburi merece mais respeito”, declara o denunciante, que reconhece o esforço e a luta do coordenador municipal de esporte juventude e lazer, professor Carlos Meireles, mas ressalta que o prefeito deveria ter mais sensibilidade. O jornal tentou contato com o prefeito Alexandre da Carbrás, mas não obteve êxito.

Conquistas

Apesar de todas as dificuldades, a delegação do Caburi tem alcançado resultado positivo, e conquistou várias medalhas nos primeiros dias de competição, dentre elas duas de ouro, com Raimundo Gênese Piedade de Souza, nos 5000mrasos juvenil masculino, com 19min41seg, e David Pereira de Souza, nos 800 metros rasos com 2min14seg. A escola conquistou prata no revezamento 4 x 100 juvenil masculino e bronze no revezamento medley infantil. Jurandir da Costa Pinto Neto, saltou 10,69m e garantiu o segundo lugar no salto em distância.

As competições das modalidades individuais do JEP`s foram realizadas de de 23 a 25 de novembro. A disputa por medalhas nas modalidades de atletismo, tênis de mesa, badminton, xadrez e vôlei de praia foi acirrada entre as escolas, ambos contam na classificação geral dos Jogos.

Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário