quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Revelação do atletismo parintinense em busca do ouro em competição sulamericana


      Pedro Henrique revela emoção em representar o Brasil nos Jogos Sulamericano
     Foto: Emanuel Mendes Siqueira

 O parintinense Pedro Henrique Nunes Rodrigues, 14, campeão brasileiro infantil em lançamento de dardo, deixou Parintins na manhã de ontem rumo a Mar Del Plata, na Argentina, onde pretende conquistar a medalha de ouro nos Jogos Escolares Sulamericano.

O estudante da Escola Estadual Tomaszinho Meirelles, sagrou-se campeão nos Jogos Escolares Brasileiro da Juventude 2013, em Natal (RN), com a marca de 50,13m. Antes de partir, ele se declarou preparado para a primeira competição internacional, que começa hoje e encerra dia 29 deste mês. “Competirei com os melhores atletas da América do Sul. O professor Carlos Meireles, o professor Delcivan Almeida, minha família, escola e amigos me incentivam bastante e isso me dar forças para superar minha marca. Vou tentar lançar no em torno de 54 metros no Sulamericano, para conquistar um bom resultado”, declara Henrique. O menino de ouro da nova geração do atletismo amazonense revela emoção em competir fora, “a responsabilidade aumenta, representarei não só Parintins e o Amazonas, mas toda a nação brasileira”.

As passagens aéreas de Pedro e estadia na Argentina são patrocínios da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), após contato e intermédio do representante da Confederação no Amazonas com o professor Carlos Meireles.

Luta

        Foto: Marcello Zambrana

Há dois anos como treinador de Pedro, o atual coordenador de esporte,juventude e lazer do município, professor Carlos Meireles, relata que juntamente com uma equipe de profissionais lutaram para que atletas parintinenses chegassem a atingir esse ápice em termo de competição. “O que o Pedro representa hoje é muito grande para que nós pensamos. Ele representa o carisma, alegria e poder de força da nossa  juventude. O atletismo parintinense merece respeito e reponsabilidade por parte de todos, pra não acabar, como o futebol está acabado. Hoje temos jovens que não estão praticando atos ilícitos, porque estão no esporte mostrando potencial e cidadania”, declarou Meireles.

Condições

O coordenador afirma que apesar das condições precárias de treinamento em Parintins, Pedro tem potencial e chances de medalha em Mar Del Plata. “O Pedro é um guerreiro. Se tivéssemos área específica de lançamento de dardo, um local adequado, a consequência seria maior em termos atléticos, porque os 50 metros dele hoje, poderia ser 60 se já estivesse trabalhando a musculação, um treinamento com a técnica mais apurada do lançamento para atingir metas maiores”.

Carlos ressalta que outro empecilho é quanto ao baixo número de competições na região Norte. “Nos centros maiores, como São Paulo e Paraná, fazem entre 10 a 15 competições por ano, enquanto no Norte apenas duas ou três. O que falta pro Pedro é ir para um centro mais desenvolvido em termos técnicos para ele atingir um índice bem maior. Sei do potencial desse garoto, somente com uma estrutura de poucos dardos, e de um treinamento precário já está atingindo o nível nacional”.

Por Geandro Soares / Ataíde Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário