quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Fé: tema do Boi Garantido 2014



O Boi Garantido escolheu Fé como tema do Festival Folclórico do próximo ano. O anúncio da temática e das 18 toadas selecionadas para o CD/DVD 2014 foi divulgado em primeira mão para a imprensa da Capital do Estado e nas redes sociais por ordem do presidente Telo Pinto. Em Parintins, a divulgação aconteceu na sala da presidência do Boi, na Cidade Garantido, por volta de 19h, pelo presidente do Conselho de Artes Fred Góes. Estavam presentes diretores, membros da Conselho de Artes e de Ética.

Algumas pessoas que esperavam o anúncio na cidade Garantido saíram revoltados da sala da presidência. “Todo ano essa sacanagem, primeiro Manaus depois Parintins”, disse um sócio. Segundo um diretor do Boi, Telo resolveu divulgar primeiro para a capital, onde está em viagem, por causa dos jornais televisivos que veiculam a partir das 18h.

De acordo com Fred Góes, a fundamentação do tema, está em cima da toada Celebração da Fé, de Sebastião Júnior, que abre o disco.  “Vínhamos discutindo há bastante tempo e escolhemos Fé. Nada se faz sem fé naquilo que você imprime na arte. Somos regidos por essa força maior, a fé do parintinense, dos povos da Amazônia, a fé que está gravada em todos os seguimentos”.

Toadas

As toadas selecionadas para o CD/DVD 2014 são: Celebração de Fé (Sebastião Júnior), Força Encarnada (Murilo Maia e Vanilson Oliveira), Maloca do Mundo (Demétrius Haidos e Naférson Cruz), Pajés dos Pajés (Enéas Dias e Marcos Boi), Guaricaya (D. Haidos e Geandro Pantoja), Garantido Consagrado (Enéas Dias e Aldison Leão), O Canto (Ronaldo Barbosa Júnior e Rafael Marupiara), O Grande Ritual Cupen – Dyepes (D. Haidos e G. Pantoja), Fera de Fogo (Ronaldo B. Júnior e R. Marupiara), Inigualável (Sebastião Júnior), Sou Parintins (Enéas Dias e João Kenedy), O Couro dos Espíritos (Ronaldo B. Júnior e R. Marupiara), Flor das Águas (Júlio César Queiros), Brasilidade (D. Haidos e G. Pantoja), Vermelho do Amor (Mauro Sérgio Magalhães), O Vaqueiro (Ronaldo B. Junior e Rafael Marupiara), Força da Alma (Helen Veras), Tuxauas (G. Pantoja e Marcela Augusta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário