quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Candidatos querem cancelamento do concurso público do Ifam




   Foto: Divulgação / Ifam

Charles Costa, 20, relata que junto com colegas de Manaus, vai intervir ao Ministério Público Federal do Amazonas (MPE-AM), pelo cancelamento do concurso público do Instituto Federação de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam). As provas foram realizadas dia 12 de janeiro de 2014, organizado pela MS Concursos, do grupo Sarmento, que segundo ele, apresentou falhas na formulação de questões e na fiscalização.

O parintinense que concorreu para o cargo assistente administrativo observou irregularidades no concurso. “Alguns locais de prova foram trocados, onde as informações da mudança só foram divulgadas pela MS Concursos 2 ou 3 dias antes do certame, e obrigou muitos candidatos a desistirem pela falta de informação. As provas eram todas xerocadas, diferentes do modelo colorido do site. Não havia sacolas protetoras com lacre para guardar aparelhos eletrônicos e objetos pessoais”, diz o estudante.

O candidato ressalta que a prova de assistente em administração estava com questões mal formuladas e algumas respostas com mais de uma opção correta. “já fiz muitas provas, essa foi a pior, abriu muitas brechas para ser burlada. Muitas pessoas registraram Boletim de Ocorrência em Manaus e fizeram denúncias ao MPF. A MS Concursos teve dois grandes certames anulados no Brasil”, enfatiza o estudante, que vai registrar Boletim de Ocorrência.


Abstenções

O concurso público do Ifam registrou 25% abstenções. Ao todo, foram inscritos 27.819 candidatos.  O Ifam ofereceu 200 vagas para professores e 330 para técnicos-administrativos. A reportagem tentou contato por e-mail com a MS Concursos, mas não obteve resposta sobre a denúncia. Outra candidata informou que pagou o boleto de inscrição e o nome dela não constava em nenhum local de prova.
De acordo com reportagem publicada no Portal G1, a MS foi responsável por um concurso público da prefeitura de Londrina, (PR) para área da saúde dia 22 de dezembro de 2013, mas foi cancelado. O problema ocorreu após candidatos ao cargo de técnico de enfermagem receberem a prova para auxiliar de farmácia. Houve tumulto e todos os candidatos foram dispensados. Assim, as provas para os cargos de condutor socorrista, técnico de enfermagem em Saúde da Família e Atenção Domiciliar, e técnico da saúde em Urgência e Emergência foram anuladas.

Geandro Soares

16 comentários:

  1. Tem anular mesmo no meu cartão de endereço nem o nome da escola veio eu tive q me virar procurando o nome, era Gilberto Mestrinho, só gasto nesse concurso, prova ultra difícil, sendo q a nota de corte era 70% de acerto, impossível com aquela prova nível diplomata ou juíz, na verdade eles querem é manter os terceirizados lá? todo mundo com sã consciência sabe isso. (Candidato-Manaus-AM)

    ResponderExcluir







  2. os caras ja pensaram em estudar mais?????

    ResponderExcluir
  3. O problema não foi estudar ou não estudar. O problema é o claro indicio de fraude, fora a prova difícil teve escola fechando o portão depois do horario marcado, pessoas indo ao banheiro com bolsa, ninguém nem se incomodou se eu tinha ou não celular. Quanto a prova, questões ERRADAS ou copiadas da internet, com conteúdo sem a menor relevância, isso é a banca afirmando que não se incomodou nem um pouco em contratar alguém decente para elaborar as provas.

    ResponderExcluir
  4. Houveram questões com três afirmações e todas as alternativas traziam a análise de quatro afirmações.
    A prova de informática básica, tava a um nível de especialista, questão do excel apresentaram funções que não se ver nem em curso avançado. Além das falhas de segurança, candidato com o celular em baixo da mesa, dava até para pesquisar no google para aqueles mais audaciosos. Nunca vi tanta desorganização e falhas na segurança. Provavelmente a maioria dos cargos não serão preenchidos por falta de candidatos que preencham os requisitos mínimos.
    E pra vc que acha que o problema é pouco estudo. Fica o desafio não importa o quanto vc estude, não importa o quanto vc é especialista numa determinada profissão. Se qualquer banca fizer uma prova com intenção de que não se atinja os percentuais mínimos ela vai conseguir, principalmente quando já se estipular o percentual lá em cima como foi este o caso 70%.

    ResponderExcluir
  5. Galera, na boa, vamos ser justos também. Não consegui a nota de corte, mas desde o início sabia que para se classificar era preciso atingir 70%. Isso estava no edital, quem leu já sabia e participou por que quis. Começaram a avisar sobre a mudança de local no dia 05, era só acompanhar o site do ifam e do conc. Na minha sala correu td bem. Conheço várias pessoas que atingiram 70 ou mais e que falaram q correu td normal tb. Agora, uma coisa é certa, para os cargos q houve irregularidade, tem q ser cancelado mesmo. Mas para os que não houve, não é justo cancelar. Outra coisa, o pessoal tá reclamando de um monte de coisa q deveria ser reclamado na hora. Se viram alguém com celular, p q não se manifestaram na hora, chamaram a polícia, etc.? P q fzr isso só depois de sair o gabarito? Essas coisas tem q ser denunciadas logo pra não perder a credibilidade... vamos aguardar e ver no que dá! Boa sorte pra todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Houveram muitas inrregularidades, nunca vi isto, e pra quem não tem internete? como acompanhar com frequência pelo site, sendo que já havia recebido seu local de provo com certo. E a desorganização com relação aos aparelhos eletrônicos, que foi geral e não passaram nenhuma segurança. As provas xerocadas? como se alguém já tivesse visto. Não é a primeira, nem segunda vez que essas coisas acontecem em concursos do IFAM e por consequência é anulado!

      Excluir
  6. BelleAlbuquerque, se haviam questões copiadas da internet, é passivel pedir uma revisão deste concurso, pois segundo o processo licitatório que contratou a empresa. uma das cláusulas era a apresentação de questões inéditas.

    "4.1.4 - Aplicação de Provas Escritas em Manaus e demais Municípios onde estejam localizados os Campi, compreendendo:
    a) elaboração, exame, avaliação e aplicação das provas objetivas para os cargos informados com no mínimo 50 (cinquenta) questões inéditas, em conformidade com o nível de escolaridade e as atribuições do cargo, dispondo de profissionais especializados, devidamente habilitados, com responsabilidade técnica e registro no respectivo órgão de classe;"

    ResponderExcluir
  7. Tam´bem, não consigui nota de corte, mas num estudei. Agora uma coisa é certa, a galera do grupo do face só começou a reclamar depois q divulgaram o gabarito... vc não vê uma reclamaçãozinha antes da divulgação do gabarito. Pode ir lá e conferir, haha

    ResponderExcluir
  8. eu consegui a nota de corte, porem alguns dos meus colegas nao conseguiram, alegando que as provas estavam muito dificeis..aqui na minha cidade ocorreu tudo bem..mas se realmente houve fraude, falha de segurança, etc, com certeza, precisa ser tomadas as medidas cabíveis..
    como o colega comentou aqui..so nos resta esperar e ver no que dá..
    abraço a todos..

    ResponderExcluir
  9. Pense numa banca desorganizada. Quase perdi minha prova!!!
    Eles tem mesmo é que cancelar esse concurso ou diminuir a nota de corte!!!

    ResponderExcluir
  10. Até agora ninguém, mesmo após eu entrar com recurso, me respondeu porque havia uma questão sobre Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, Lei Federal Lei nº 12.608/2012, na questão 35 - parte de pedagogia da prova para docente. Tema não citado no edital. Penso que se não está no edital, não deve cair na prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assunto que não estava descrito ou não fazia parte no conteúdo programático descrito. pode ser anulado. Um bom exemplo foi a prova para Assistente de Alunos 2011, que cobrou 2 (duas) questões de Word 2007, quando no conteúdo programático era cobrado até a versão do Word 2003. As 2 (duas) questões foram anuladas. Assim como a prova foi anulada e aplicada 1 mês depois

      Excluir
    2. Agradeço a colaboração. Espero muito que essa questão 35 seja anulada, pois fiquei de fora por uma questão.

      Excluir
  11. Algum concurseiro poderia me explicar (POR EXPERIÊNCIA) CASO O CONCURSO NÃO SEJA ANULADO, SE TODOS OS CLASSIFICADOS SERÃO CHAMADOS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, todos os classificados, não, mas somente aqueles classificados dentro do número de vagas é que tem direito subjetivo à nomeação. Aqueles que, mesmo tendo alcançado a nota de corte, mas não conseguiram ficar entre os aprovados dentro do número de vagas, não serão nomeados, a não ser que haja desistência dos aprovados.

      Excluir
  12. Concordo.
    Se não tem no edital não tem que ser cobrada na prova.Vou fazer a prova deles e já escutei a fama.

    ResponderExcluir