sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Curso de jornalismo da Ufam Parintins promove exposição fotográfica sobre a Amazônia Conteporânea

  
Com a proposta de retratar a Amazônia atual a partir do olhar de fotojornalistas e suscitar novos aspectos, o curso de Comunicação Social/Jornalismo, do Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia (Icsez-Ufam), promove dia 27 de fevereiro, no hall da instituição, a exposição fotográfica “A Imagem da Amazônia Contemporânea”. As inscrições iniciaram dia 18 de fevereiro e encerram dia 24.
De acordo com o professor e jornalista Emanoel Cardoso, responsável pela exposição, a iniciativa é a oportunidade para que o trabalho fotojornalístico regional ganhe visibilidade. As fotografias devem estar relacionadas aos costumes, crenças, relações de trabalho, famílias, peculiaridades, paisagens urbanas e rurais do contexto amazônico atual. “Existe certo desconhecimento sobre a região, não só por parte dos estrangeiros, mas também brasileiros. Vive-se mergulhado no exotismo. A gente quer revelar essas várias visões, a partir das discussões acadêmicas sobre Amazônia, comunicação e fotografia”, afirma o professor. Além de fotografias, também serão expostos livros de fotorreportagem produzidos por acadêmicos de jornalismo na disciplina fotojornalismo.
A acadêmica do 5º período Tatyane Pontes, 21, diz que a experiência vai servir não só pela participação, mas também pelo conhecimento que será adquirido e oportunidade de mostrar o que é produzido na universidade. Para Juliana Azevedo, 20, será uma experiência interessante, porque pela primeira vez participará de uma exposição fotográfica. “Vou poder prestigiar e contribuir, colocar em prática o que aprendemos em sala de aula desde a disciplina Introdução a Fotografia até a disciplina Fotojornalismo. Vamos interpretar da nossa maneira, um assunto tão rico e relevante, a Amazônia contemporânea, região onde vivemos. A exposição vai enriquecer o nosso conhecimento”, declara Juliana.
Podem participar da exposição, acadêmicos, fotógrafos profissionais e amadores que terão seus trabalhos apreciados por uma comissão de curadoria. As imagens devem ser enviadas para o e-mail: emanoelcardoso@hotmail.com com tamanho 1200x800 em formato JPEG. As fotografias escolhidas para a exposição serão divulgadas por lista enviada por e-mail dos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário