sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Enchente deste ano pode ser a maior de todos os tempos



A Defesa Civil de Parintins após recentes relatórios constatou o alto nível do Rio Amazonas, acima do registrado em 2011, e pode superar a cheia ocorrida em 2009, a maior de todos os tempos na região. Um comparativo entre os anos 2009, 2011 e 2012, causa preocupação, principalmente em relação aos ribeirinhos.
Dados da Agência Nacional das Águas (Ana) que tem uma rede hidro meteorológica localizada no porto da Cidade Garantido, há dois dias a cota do Rio media 6,42m, apenas 12 cm abaixo do registrado em 2009 que foi (6,54m) e 2,02 acima de 2011 (4,40m), ambas feitas no mesmo período. Segundo dados da Ana, à média diária de subida das águas ano passado, era de 4,0cm, já em 2012 é de 7,5cm, quase o dobro. Porém, com a chuva de ontem pode ter superado a marca registrada há três anos.
Para Sebastião Teixeira coordenador da Defesa Civil do município é preocupante o ritmo com que as águas sobem. “A nossa preocupação é no sentido de atender os moradores, principalmente os ribeirinhos de áreas de várzea, que são as primeiras áreas que já estão sendo inundadas. A subida das águas está acelerada para a época, quase atingindo a de 2009, enchente que trouxe muitos danos e prejuízos”, relata.
Teixeira ressalta o trabalho da defesa civil. “Vamos viajar para fazer um levantamento da realidade dessas áreas de perto, e em cima desse material elaborar um relatório para encaminhar às autoridades e a administração pública, e também encaminhar para a defesa civil do Estado. Tem áreas que muitas vezes não temos condições de atender, por isso queremos deixar o nosso contato à população parintinense, o número é 9124-4819, as pessoas podem ligar independentemente do horário”, diz coordenador.

*Matéria publicada no dia 16 de Fevereiro no Jornal Gazeta Parintins


Nenhum comentário:

Postar um comentário