segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Historiador aprovado para mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia


     O futuro mestre vai defender dissertação sobre as pastorinhas

O historiador e escritor Basílio Tenório, 60, é um dos quatro novos alunos que irão cursar mestrado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Basílio foi aprovado entre 23 concorrentes após as etapas de seleção: inscrição; prova de conhecimento específico; análise de projeto e de currículo lattes e entrevista.
Tenório se formou em história em Parintins, pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA), durante o curso fez projeto de iniciação científica que o ajudou a ingressar na especialização, “não foi fácil e nem foi sorte, ali passa quem realmente estuda”, diz o mestrando.
A dissertação que ele vai escrever será sobre o futuro das pastorinhas nas festas natalinas em Parintins. “Escolhi estudar as pastorinhas porque me identifico com a cultura de Parintins. Na UEA estudava a cultura brasileira e a pastorinha se inclui como cultura da Amazônia. Com o meu estudo quero contribuir para preservar a cultura das pastorinhas”, ressalta o historiador.
Além de mestrando da Ufam, Tenório também passou no concurso para professor de história no município de Urucará, mas, devido à especialização, pediu licença perdendo o direito temporário de remuneração. Atualmente está no processe de seleção para bolsa de estudo.
Autor do livro “O crime do Areal”, publicado em 1996 onde relata o assassinato de José Augusto um crime que abalou Parintins na década 90, Basílio pretende lançar a segunda obra no próximo mês, “Meu Pedaço de Paraíso”, um romance que conta parte da história brasileira na Amazônia.

Por Juliana Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário