quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Deputado defende criação de unidades no interior para atender pacientes com câncer


    Parlamentar vai encaminhar indicação ao Governo do Estado propondo a descentralização do tratamento

O deputado estadual Tony Medeiros (PSL) defendeu terça-feira (19), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que o tratamento de pessoas com câncer seja ampliado para outras instituições médicas na capital e no interior do Estado.
Atualmente, o tratamento de pacientes com câncer é feito exclusivamente na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado (FCecon), em Manaus. O parlamentar informa que vai encaminhar uma indicação ao Governo do Estado propondo a descentralização do tratamento na capital e a criação de unidades polos no interior. “Vamos propor a descentralização do tratamento para outros hospitais em Manaus e a criação de polos em Parintins, Itacoatiara, Tabatinga, ficando os casos mais graves para Manaus”, explica o deputado.
Tony lembrou que a estrutura da FCecon não comporta mais a demanda de pacientes de todo Amazonas e de Estados vizinhos. A proposta de descentralização do atendimento se deve à dificuldade encontrada pelos moradores do interior de chegar a capital.

Falta de recursos

O parlamentar assegura que outro problema é a falta de recursos dos pacientes e da família para hospedagem, alimentação e transporte. “O doente que vem do interior enfrenta uma verdadeira via crucis, com passagens acima do poder aquisitivo, quando chegam à FCecon, se deparam com grandes filas, espera para exames e encaminhamentos, o estresse é grande”, acrescenta Medeiros.
O deputado disse ainda que pretende junto ao Governo do Estado solicitar uma casa de apoio aos pacientes que buscam tratamento oncológico (câncer) em Manaus, e propor a disponibilização de poltronas para os acompanhantes. “No interior, muitas vezes não há nem uma cadeira para o acompanhante, o sofrimento só se multiplica”, concluiu o deputado.

Texto: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário