quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Universitários parintinenses da UEA beneficiados com Bolsa Trabalho



Um programa inédito do governo estadual por meio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) de apoio a alunos carentes beneficia inicialmente 50 entre eles seis do Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp-Uea).  A concessão no programa Bolsa Trabalho equivale a R$ 500,00 e adicional de R$ 70,00 de vale transporte.
Na primeira seleção, foram beneficiados 28 estudantes da capital e 22 do interior, que recebem o auxílio como forma de minimizar a situação de vulnerabilidade social. O programa também estimula uma integração maior entre o aluno e a instituição. De acordo com o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA, José Mello, por meio da experiência inovadora, o aluno amplia a inserção no meio universitário e passa a ter experiência de um trabalho administrativo, vivencia e conhece o funcionamento da universidade.
O programa Bolsa Trabalho foi lançado em agosto de 2012, com a publicação do edital de seleção dos alunos que recebem remuneração por serviços prestados em projetos desenvolvidos na UEA. Para concorrer é necessário que os estudantes estejam matriculados regularmente. Os projetos são feitos pelos professores ou técnicos responsáveis que elaboram planos de trabalho aos participantes do programa. “Eles atuam como apoiadores. Na prática podem trabalhar no controle de levantamentos, apoiando pesquisas, fazendo tabulação de dados, organizando fichas e digitalizando dados”, explica o pró-reitor.
José Mello ressalta que os projetos devem ter começo meio e fim e podem durar até um ano, já que não se trata de contrato de trabalho. O Programa irá funcionar de forma contínua, à medida que novos projetos surgirem os alunos que integram a lista de espera serão inseridos. Mello informa que se houver necessidade, nova seleção será realizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário