segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Assinaturas de contratos para transmissão do Festival gera polêmica


    Marcia Baranda e Telo Pinto assinando contrato (Fotos: Assessoria Caprichoso e A Crítica)

A uma semana da gravação do DVD do Garantido e a três do Caprichoso, as agremiações não chegaram a um consenso quanto a transmissão do Festival Folclórico deste ano. Após a presidente Marcia Baranda do Caprichoso, assinar contrato com a Rede Amazônica, o presidente do Garantido Telo Pinto, fechou na sexta-feira, 15, com Rede Calderaro de Comunicação. O contrato de ambos é de 5 anos.
A Rede Amazônica fará a transmissão no canal Amazon Sat com entradas ao vivo na grade da Globo e participações no principais programas da emissora carioca. Integra o pacote o site G1 com página especial do Festival de Parintins, o Portal Amazônia e a Rádio Amazonas FM.
A RCC assegura a transmissão em Full HD e 3D pela TV A Crítica, e inserções ao vivo da festa nos programas Domingo Espetacular, Fala Brasil, Programa do Gugu e Melhor do Brasil, da Record. O RCSat, a A Crítica FM e o portal A Crítica também transmitirão ao vivo com abrangência mundial.
Marcia Baranda relata que assinou com a Amazon Sat porque a festa precisa ser divulgada. “Estamos retornando à década de 1990, quando o Boi explodiu em todo o país. O David Assayag chegou a cantar no Programa do Faustão, além disso, estamos falando do centenário do bumbá, devemos ter maior visibilidade”, afima a presidente.
Por sua vez, Telo Pinto, declara que a rivalidade entre os bumbás não pesou na escolha. “O Garantido esperou uma proposta que atendesse aos anseios da comunidade, do boi e de Parintins, pautamos pela análise técnica. Reunimos a diretoria, o Conselho de Ética, a Comissão de Artes e pessoas ligadas ao boi para chegarmos à conclusão que a proposta da Rede Calderaro é a melhor”, afirma.

Opinião

O Jornal Gazeta Parintins ouviu a opinião de torcedores, sobre o impasse quanto à transmissão do Festival. 


Para Edgar Gadelha, 56, os presidentes devem chegar a uma conclusão. “Acho um absurdo assinarem contrato de 5 anos, se o presidente tem 3 de mandato. Falta consenso entre Telo Pinto e Marcia Baranda. Devem fazer assembleia para consultar os sócios, devemos ser ouvidos”, ressalta.


Acinelson Duarte das Neves (o Patinho), torcedor do vermelho, acredita que Telo Pinto assinou com a Rede Calderaro vendo o melhor para o Garantido e o Festival. “Não estou discordando da presidente contrária. Como há dívidas de outros presidentes, ele vê o lado dos artistas, porque muitos não estavam sendo pagos e graças ao repasse estão recebendo. A Globo daria mais divulgação, porém, nunca deixaria o festival ultrapassar o Carnaval que vai estar  na frente da gente”, diz Patinho.

Divulgação


Para o universitário Breno Pessoa, 22, torcedor do Garantido, o Caprichoso fechou contrato porque viu o melhor para o boi, já o Garantido buscou a transmissão que o ajude a quitar as dívidas. “A Crítica com certeza ofereceu um valor maior, deveria haver um consenso entre os dois independente de lado pessoal ou político”, afirma. Ele ressalta que a transmissão da A Crítica pode ser melhor, mas em termos de divulgação na Globo seria maior”, afirma.


Antônio Marino, 43, torcedor do azul, leva em consideração o turismo e acredita que a Amazon Sat com a participação da Globo vai evidenciar mais a festa. “Precisamos que estados, países, conheçam o Festival, venham gastar no município, que os eventos da cidade gerem renda, pois, com o fortalecimento do turismo ganha eu, o tricicleiro e todo mundo”, declara.


Há quem opine também pelas redes sociais. Para Nathana Menezes, 19, a melhor transmissão é da A Crítica, afiliada da Record, e que a Globo não tem  mas supremacia no país. “A Globo já foi uma emissora superior a todas, hoje em dia, não é mais”, diz. Yan Feliphe, 19, ressalta que a prioridade tem que ser o festival e não somente um dos bois. “Vamos ver no que tudo isso vai dar”, diz ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário