segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Amostra Cultural das Pastorinhas movimenta Parintins no fim de semana



        As Filhas de Davi foi a primeira a se apresentar na última noite da Amostra
 
Foi realizada nos dias 27 e 28 de dezembro, Amostra Cultural das Pastorinhas de Parintins, na Praça dos Bois. As Natalinas, Filhas de Judá (bairro São Francisco), Pastoral (bairro São José), Filhas de Maria (bairro são Francisco) e Filhas de Maria (bairro Djard Vieira), se apresentaram na primeira noite. Já as Filhas de Davi (Palmares), Filhas de Judá (Parananema), Filhas de Maria (Aninga) e Filhas de Maria (Parananema), na segunda. Parintins é uma das poucas cidades da região Norte que preserva a brincadeira de significado religioso que celebra o nascimento do menino Jesus em Belém, na Judéia. 
João Bosco Brasil, há 19 anos é pastor das Filhas de Davi, que esse ano comemora meio século de história.“É uma brincadeira que a gente ama fazer, e tem um grande significado que é o nascimento do nosso salvador. Mesmo quase duas décadas sendo pastor das Filhas de Davi, sempre dá aquele friozinho na barriga na hora que a gente entra pra se apresentar, mas graças a Deus deu tudo certo, treinamos bastante e o público aprovou as apresentações”, declarou João Bosco.

Maria do Rosário Beltrão, presidente das Filhas de Judá, do Parananema, disse que a apresentação da pastorinha esse ano superou a do ano passado. “O local ficou melhor para as apresentações, nossa pastorinha do Parananema, fez uma apresentação maravilhosa, superamos o ano passado e o sentimento é de alegria, pois estamos preservando uma tradição que é linda, e vemos que está se renovando com crianças talentosíssimas”.

De acordo com a secretária de Cultura do município, Cléia Viana, as pastorinhas fazem parte da identidade de Parintins e esse ano inovou.  “A Praça dos Bois é o local mais amplo pra se apresentarem e o público se sente mais a vontade. Nós valorizamos essa manifestação cultural que é uma das fortes de Parintins. Eles mesmos propuseram que as apresentações fossem após o nascimento do menino Jesus. Nosso objetivo é ajudar preservar essa cultura secular” disse.


 
    Fotos: Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário