quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Dom Gino realiza I Festival de Cultura Indígena


A Escola Estadual Dom Gino Malvestio, promoveu quinta-feira (05) na quadra do educandário o 1º Festival de Cultura Indígena. A disputa foi entre as etnias Sateré-Mawé, Munduruku e Hixkaryana, representadas por um turno da escola cada uma. Os itens são praticamente os mesmos do Festival Folclórico de Parintins, com exceção do Boi e sinhazinha. Quatro jurados julgaram as apresentações. A competição surgiu do Projeto Povos Indígenas do Brasil, criado no educandário a partir da necessidade de se aprofundar os conhecimentos relacionados às questões indígenas no país. Segundo a coordenação do Festival, o projeto tem abrangência geral e envolve todos os atores do processo ensino-aprendizagem. 
“Devido a relevância do tema, o projeto apresenta caráter acadêmico, político e artístico-cultural. O caráter acadêmico se constitui de pesquisa e sistematização das informações levantadas as quais deverão resultar em relatórios e outros documentos produzidos. O político refere-se ao posicionamento  que a escola adotará em relação aos resultados obtidos.  O aspecto artístico tem como meta a revelar escritores, poetas e compositores, músicos, intérpretes e coreógrafos, visto que o projeto servirá como base para tais habilidades”, informou a coordenação.

Resultado

A apuração que estava prevista para acontecer quinta-feira (05), após as apresentações, foi adiada para sexta a tarde. A campeã foi a tribo Hixkaryana, seguida de Sateré-Mawé e em terceiro Munduruku.
Para o professor de música da escola, Laziel de Souza, que comandou a banda oficial do Festival, o evento superou as expectativas. “Os estudantes e professores fizeram um bom trabalho, e logo na primeira edição o Festival atingiu um alto nível, com uma disputa acirrada das etnias que habitam a região. Esse ano tivemos uma banda para as três tribos, mas a ideia é que em 2014 cada uma tenha a própria banda.  O festival foi um sucesso, estão todos de parabéns”, declarou. No próximo sábado a partir das 19h, haverá o primeiro concerto de rock nacional no educandário.








       Fotos: Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário