domingo, 6 de janeiro de 2013

Violência no trânsito, suicídios, homicídios e afogamentos em 2012



Número de suicídios supera casos de homicídios



Micael Barbosa, 18, (Suicídio)                                Igor Silva, 18, (Homicídio)

Segundo dados divulgados pela Polícia Militar ao Gazeta Parintins, seis pessoas deram fim a própria vida em Parintins ano passado. O número ultrapassou os de homicídios, que registrou quatro casos de acordo com estatísticas da PM no mesmo período. Quase todos os suicídios foram por enforcamento. Os principais motivos teriam sido desilusões amorosas, descontrole, e desorientação familiar.  Entre os casos, estão os dos jovens, Rafael de Souza Góes e Micael da Silva Barbosa, ambos de 18 anos.
Rafael Góes se suicidou no dia 23 de maio na residência dele, quando amarrou um pedaço de fio elétrico no pescoço e pulou de cima da cama. Dia 19 de agosto, Micael da Silva Barbosa, amarrou o cinto do quimono na mesma parte do corpo pendurou na varanda da casa e pulou de cima da cadeira quando todos dormiam. O rapaz treinava jiu-jitsu e antes de morrer escreveu uma carta se despedindo, onde relatou que o ato seria uma prova de amor.
Dia 30 de novembro, a cidade despertou com a notícia de mais um enforcamento. A mãe do pintor Anderson Nunes, 32, encontrou o corpo do filho alçado no quintal da residência, bairro Santa Clara.  O filho se enforcou em uma rede e estava com os joelhos no chão. Desesperada pediu socorro, vizinhos e parentes o tiraram do local. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML). “As pessoas com ânsia de ter as coisas e não poder acabam se apavorando e com fraqueza, falta de Deus no coração tiram a própria vida. É um absurdo chegar a esse ponto. Observamos na maioria dos casos a falha de intervenção familiar na vida desses jovens, que veem na morte a única razão para resolver o problema, uma situação que pode ser revertida com a conversa entre pais e os filhos”, declara o tenente Pantoja.

Ano marcado pela violência no trânsito em Parintins
                                                 

Luziane Simas, 25, e Paulo Roger Martins, 17, foram uma das vítimas. 





O ano de 2012 foi marcado como o pior da história do trânsito parintinense. Imprudência, inabilitação, má sinalização ou quase nenhuma, são as principais causas do alto número de acidentes na cidade.  A maioria das vítimas jovens que teriam uma vida toda pela frente. De janeiro a 25 de dezembro de 2012 o Batalhão de Polícia Militar de Parintins registrou 607 acidentes de trânsito na ilha, seis fatais.
Comparado com o ano anterior, Parintins teve um aumento de 74% em acidentes (de 348 para 607), e 200% no número de mortes no trânsito (de 2 para 6).  As mortes mais recentes foram do adolescente Paulo Roger Martins, 17, (o Paulinho) em 04 de novembro e, da jovem Luziane Simas Xavier, 25, no mesmo mês.
O subcomandante da PM, Tenente Pantoja,       revela que a população do município tende a aumentar e observa o crescimento de pessoas inabilitadas conduzindo veículos devido a facilidade de compra. Ele ressalta que apesar de a PM orientar, conduzir veículos diariamente ao quartel e encaminhar à delegacia, as pessoas não tomam como exemplo, não respeitam as leis de trânsito e continuam se envolvendo em acidentes que deixam muitas vezes sequelas por toda a vida, mata inocente, ou o infrator paga com a própria vida.
O tenente ressalta que a maioria dos condutores de veículos não procura se habilitar e dirige de qualquer maneira, inclusive sob efeito de bebida alcoólica, e alerta sobre menores dirigindo carro e motocicleta. “Os pais presenteiam os filhos com um veículo, pensam que estão fazendo um bem, mas na verdade fazem mal tanto para si quanto às pessoas que transitam em via pública. Entregar um veículo na mão de uma pessoa inabilitada é uma arma que pode matar. A situação é lamentável, pedimos realmente que a população se conscientize”, declara.

Tragédia nas águas

        Antônio Marialva, 64.                                                                                            Gabriel Abecassis, 14.

Várias mortes por afogamento aconteceram em Parintins em 2012. Crianças e adolescentes foram as principais vítimas, para tristeza e dor de pais que sepultaram os filhos.
Acidentes, câimbras, bebida alcoólica são as causas principais de óbitos nas águas de rios e lagos da região. As vítimas por afogamento em 2012 foram Edson Batista, 58, Evaldo Godinho, 22, Cristian Rodrigues, 18, Francivaldo Alves, 37, Julio Cesar Muniz, 05, Antônio Marialva, 64, Fernando Dias, 02, Gabriel M. Abecassis, 14, Everaldo Michiles, 21, Rayele de Souza Silva, 15, e dois não identificados.
O primeiro caso aconteceu dia 19 de fevereiro, com o resgate do agricultor Edson da Silva Batista, 58, por homens do corpo de bombeiros e parentes da vítima após desaparecer nas águas do lago do Muratuba. Edson foi vítima de asfixia por afogamento em meio a líquido (água). A vítima já havia sofrido ataque de fauna aquática na face e nos órgãos intra-tórax.
Um dos casos que comoveu os parintinenses foi do estudante Gabriel Machado Abecassis, 14. Ele passeava de canoa com uma prima e outra colega na lagoa da Francesa, na tarde de 22 de abril, quando resolveu nadar, num determinado momento sofreu câimbra e afundou. As adolescentes ainda tentaram salvá-lo, mas moradores e o corpo de bombeiros resgataram o corpo de Gabriel horas depois sem vida há seis metros de profundidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário