segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Lagos pertencentes a Asase estão sendo depredados por pescadores e ex-ambientalistas


   Membro da Asase teme pelo extermínio das espécies que ainda existem nos lagos da região

Pescadores profissionais da cidade e ex-agentes ambientais estão depredando os lagos pertencentes a Associação de Sustentabilidade Ambiental Social e Econômica do Parananema, Macurany e Aninga (Asase). A informação é do ambientalista Luiz Alberto Brasil Viana, 60. Luiz afirma que além de tracajás, várias espécies proibidas são exterminadas inclusive o pirarucu.
Ele assegura que, mesmo sem apoio da Asase, a atuação de agentes continua na região. “Há mais de quinze dias formalizamos denúncia junto ao Ibama, e na Sedema, com nomes de pescadores e ex-agentes ambientais que estão depredando esses lagos, mas nada foi feito, por isso, formalizamos a denúncia junto ao Ministério Público (MP)”.

Falta de estrutura

De acordo com Viana, eles já não têm mais a quem apelar. “Os órgãos que deveriam ajudar na fiscalização estão sem estrutura, e não conseguem amenizar a depredação nos lagos, o pior é que os ex-agentes, conhecem os trâmites legais, toda região e os locais onde os peixes e tracajás procriam. Além dessa facilidade eles têm imensas arrastadeiras que pegam as espécies matando tudo. Qualquer movimento que fazemos para impedi-los, se escondem e conseguem esconder os peixes abatidos”, lamenta Luiz.
Para ele, os ex-agentes ambientais que no inverno e verão invadem os lagos, são pescadores profissionais e recebem o Seguro Defeso para não pescar nessa época. “Além do crime contra a natureza, agem de má fé com o governo federal. Durante as fiscalizações já recebemos ameaças de morte, informamos aos órgãos ambientais, que não conseguem parar os predadores. Apelamos ao Ministério Público que encontre uma forma de agir, pois se nada for feito, os lagos da região serão completamente depredados em pouco tempo”, alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário