segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Jovem é assassinado com uma facada no peito


     Erderson concluiu o ensino médio na Escola Dom Gino e tentaria vestibular este ano

Enderson dos Santos Miranda, 17, atingido com uma facada no peito por volta de 3h da madrugada de ontem, faleceu por volta de 6h da manhã em um dos leitos do Hospital Jofre Cohen. A família acusa policias militares que atenderam a ocorrência por omissão de socorro e profissionais de saúde plantonistas na madrugada de sábado, 19, para domingo, 20, de negligência no atendimento da vítima.
 “Depois de mais de meia hora que meu irmão foi esfaqueado, foi levado ao Hospital Padre Colombo, lá só fizeram a ficha dele e o encaminharam para o Jofre Cohen aonde chegou por volta de 4h. Não sei por que não operaram meu irmão que ficou mais de duas horas agonizando. Colocaram soro nele, quando pedir que operassem meu irmão, pediram que eu ficasse fora de onde ele estava”, relata Kenerson dos Santos, irmão de Enderson.
Kenerson lembra que, o anestesista chegou ao hospital por volta de 6h. “Nessa hora ele começou a passar mal e disseram que iam levá-lo para a sala de cirurgia. Por volta de 6h20 quando estavam removendo meu irmão para a operação ele faleceu, nem se quer entrou na sala de cirurgia. Nesse momento o anestesista saiu e uma enfermeira veio me avisar que ele estava morto dizendo que tinham feito tudo que podiam para tentar salvá-lo. Se fazer de tudo para salvar alguém é o que fizeram, não sei o que seria não fazer”? 
O irmão de Enderson pede a Secretaria de Saúde que tome providência para apurar os procedimentos, pela demora que se deu até que decidiram operar o irmão e porque a operação não foi feita no Hospital Padre Colombo. Erderson concluiu o ensino médio na Escola Dom Gino e tentaria vestibular este ano. O corpo será sepultado amanhã, 22, após a chegada das irmãs que residem em Manaus. Os pais do jovem estavam na comunidade Murituba onde trabalham quando o fato aconteceu. No boletim de ocorrência o suspeito pela more de Enderson é um indígena João Braga Costa (o Joaozinho), que até o fechamento desta edição se encontrava foragido.
Segundo o técnico em necropsia, Afrânio de Jesus, Enderson dos Santos sofreu choque hipovolêmico provocado por uma perfuração na parte frontal esquerda do peito que perfurou o pulmão esquerdo. Ele elogia o atendimento direcionado a família da vítima pela subsecretária de assistência social do município, Vanessa Aguiar e pela Secretária de Saúde, enfermeira Maria do Desterro Rego e a prefeitura que não mediram esforços e ofereceram condições para que o IML realizasse os trabalhos de necropsia na vítima.

Esclarecimentos

No início da tarde de domingo a equipe do Gazeta tentou contato com alguém do Hospital para que os profissionais informassem os procedimentos que foram feitos no paciente, mas ninguém se pronunciou sobre o caso. Tentamos contato com diretor do hospital o médico Osvaldo Ferreira pelo celular 92*52**0, mas o telefone do mesmo estava fora de área. Em contato com o Major Valadares, comandante da Polícia Militar, ele afirma que os policiais que atendem as ocorrências, fazem o que condiz com as obrigações.
 “Quando os militares são acionados, chegam ao local isolam a área e acionam a ambulância que tem pessoas capacitadas para remover os lesionados sem risco”, afirma.  Ele adianta que existe o pensando da Polícia Militar buscar parceria junto ao Senac, o que deve acontecer até março, para capacitar alguns policiais a agirem em situações de acidentes mas no momento, só os Bombeiros e os agentes de saúde fazem o resgate.

       Inconformada, família alega que houve negligência no atendimento do rapaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário